segunda-feira, fevereiro 5

(TBR) #47 livro que tenha o nome de uma pessoa no título


Olá gente

As vezes um personagem é tão importante que merece até virar título do livro, e isso acontece de de tempos imemoriais quando Homero nomeou a saga de Ulisses (Odisseu em grego) de Odisseia que seria algo com A Jornada de Odisseu.

Outra forma bem legal de usar Nome Próprio em títulos e é usar esse nome como o nome deu uma Saga como a do nosso bruxinho mais querido. Usar o nome de um personagem desta forma nos dá uma certa  segurança, sabemos que aquele livro é mais um episódio das aventuras daquele personagem e assim já sabemos mais ou menos o que esperar.

Então que tal esses próximos dias, pegar aquele livro com nome de pessoas que está pegando poeira na estante para ler? "Por que os nomes são muito importantes e dizem muito sobre as pessoas"

Dani escolheu:
Caim de José Saramago.
Gente, desde que assisti ao filme Ensaio Sobre a Cegueira, morro de vontade de ler algo do autor, já me falaram que é difícil coisa e tal, mas vou enfrentar.
Descobri esse livro com o personagem bíblico Caim, e reparei que a obra de Saramago é cheio de releituras bíblicas então vou começar minha saga com esse livro. Será que vai dar certo?

Sinopse: Se, em O Evangelho segundo Jesus Cristo, José Saramago nos deu sua visão do Novo Testamento, neste Caim ele se volta aos primeiros livros da Bíblia, do Éden ao dilúvio, imprimindo ao Antigo Testamento a música e o humor refinado que marcam sua obra. Num itinerário heterodoxo, Saramago percorre cidades decadentes e estábulos, palácios de tiranos e campos de batalha, conforme o leitor acompanha uma guerra secular, e de certo modo involuntária, entre criador e criatura. No trajeto, o leitor revisitará episódios bíblicos conhecidos, mas sob uma perspectiva inteiramente diferente.
Para atravessar esse caminho árido, um deus às turras com a própria administração colocará Caim, assassino do irmão Abel e primogênito de Adão e Eva, num altivo jegue, e caberá à dupla encontrar o rumo entre as armadilhas do tempo que insistem em atraí-los. A Caim, que leva a marca do senhor na testa e portanto está protegido das iniquidades do homem, resta aceitar o destino amargo e compactuar com o criador, a quem não reserva o melhor dos julgamentos. Tal como o diabo de O Evangelho, o deus que o leitor encontra aqui não é o habitual dos sermões: ao reinventar o Antigo Testamento, Saramago recria também seus principais protagonistas, dando a eles uma roupagem ao mesmo tempo complexa e irônica, cujo tom de farsa da narrativa só faz por acentuar.


Carol escolheu:
Conan, de Robert E. Howard
O que tem de livro como nome de pessoa que é até difícil de escolher, mas faz tempo que gosto desse personagem e depois de ter lido o Rei Kull, gostei muito da escrita do Robert e com essa edição lindíssima tenho que ler logo esse primeiro volume!

Sinopse: O Pipoca & Nanquim tem o orgulho de apresentar a volta de uma das maiores sagas épicas de toda a história da literatura. Conan, o Bárbaro, é a obra máxima do escritor Robert E. Howard, um dos mais celebrados novelistas de sua geração, criador do gênero Espada & Feitiçaria, e principal inspiração para autores de renome indiscutível, como J. R. Tolkien, George Martin e Michael Moorcock. Dividida em três volumes, a saga apresentará na íntegra todas as aventuras de Conan seguindo a ordem em que foram publicadas originalmente na emblemática revista Weird Tales, terá acabamento de luxo com sobrecapa de acetato, ilustrações de artistas como Mark Schultz e Gary Gianni, diversos extras e, pela primeira vez no Brasil, as capas originais de Frank Frazetta.

E vocês conhecem um livro com Nome no título? Vocês já leram algum livro com name no título para nos indicar?

12 comentários:

  1. Nunca me atentei ao fato dos livros da minha estante ter o título com nome próprio. Mas dos que mencionou quero muito ler Caim. Tive a oportunidade de ler um livro do autor e me apaixonei pela escrita do homem e foi justamente Ensaio sobre a Cegueira. Mas vou dar uma olhada e ver se tenho algo do tipo entre os meus empoeirados.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Que bacana a ideia de vocês de escolher um livro com nome no título para desencalhar da estante hahah No meu caso seria os próximos seis volumes de Harry Potter.
    Vou esperar pelas resenhas.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Adorei esse desafio e as indicações. Um livro com nome no título que eu me recordo agora é Carrie, escrito pelo Stephen King.
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  4. Seu post veio em boa hora! Eu to cheia de vontade de ler Saramago, acho que Caim seria um bom começo, ne? Nunca me atentei aos nomes mas agora vou ficar mais atenta e lembrar de voce sempre haha

    ResponderExcluir
  5. Olha que bacana! Nunca parei pra prestar muita atenção nisso hahahahah
    Mas na minha estante tenho Harry Potter e Percy Jackson, que leva o nome dos protagonistas no título ^^

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas de vocês e as explicações sobre o porquê de um livro receber o nome de um personagem foi bem interessante, eu nunca tinha parado para pensar nisso.
    Dos livros que já li, lembrei de Huck, Marley e Eu, Querido John, Elena (a filha da princesa) enfim são muitas as histórias 💞💞💞💞

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi meninas!
    Já disse que vocês são cultas demais né? Pra que escolher um Will e Will hahhahahahha vamos dos mais difíceis!!
    Assim de cabeça não me lembro, aliás, lembro de Kiara, uma fantasia Nacional, o Will e Will que realmente não li, mas decorei o nome Hahahha. Gostei da ideia, pena estar tão atolada em livro que não consigo acompanhar vocês nessa aventura.

    ResponderExcluir
  8. Kiara, Lise, Ruby, Marina, Coraline... são tantos livros ótimos com o nome no título!
    Adorei a observação de vocês quanto a isso! Parabéns!!
    by: atravesdaescrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. OOOiiii, a gente tem um monte de livro na estante e por vezes não se atenta a esses detalhes né? Adorei o post e as dicas de leitura!

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bom?
    Que postagem mais interessante e criativa! Confesso que nunca reparo muito bem nesse detalhe, mas assim que li sua postagem lembro de Harry Potter e Percy também, apesar de serem o nome da série e não do livro. Adorei <3
    Abraços,
    www.residiu.tk

    ResponderExcluir
  11. oiii, ambos parecem ser muito bons, mas esse do José Saramago me chamou muito atenção, irei anotar aqui para procurar.

    abraços, José Marcos.

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Adorei esse desafio. Eu teria que ver na minha estante qual livro que tenho com um nome no título. kkkkkkkk. Mas hoje em dia não é difícil encontrarmos livros desse formato. Desejo uma ótima leitura para vocês.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir