segunda-feira, outubro 30

(Resenha) #42 Morte Subita

Título: Morte Súbita 
Autor: J. K. Rowling
Gênero: Drama
Desafio #42 livro com resenhas ruins
Esse desafio foi um daquele que a gente já começa com um pezinho atras, mas essa de não ler um livro só porque viu um monte de gente falando mau do mesmo  é quase um preconceito já que você está julgando o livro sem ler, mas bate sim aquele medinho.

Cabe a nós lermos e julgarmos por nós mesmos, será que aquele livro é bom ou ruim mesmo, e aí está como será que foi minha experiencia com o polemico primeiro livro pós-Potter de J.K. Howlig.


O livro começa com a morte de Barry Fairbrother, um homem muito importante em sua pequena comunidade, ele fazia parte do concelho, era professor, e tinha forte laços com um bairro muito pobre e que causava asco na sociedade conservadora da comunidade, por isso Barry tinha grades aliados e inimigos naquela comunidade.

Depois desse acontecimento vamos conhecendo uma série de personagens que tem suas vidas marcadas pelo fato, pessoas que Barry ajudava, pessoas que querem a vaga do homem no conselho, e assim vai, vamos conhecendo as entranhas da sociedade e sua hipocrisia, ou não, depende muito do seu ponto de vista, e durante a nova eleição para a vaga de Barry no conselho, um 'fantasma' começa a jogar as mer&* dos candidatos no ventilador, e as tensões no Distrito de Pagford vai se levando até a temperatura máxima.

Como podem ver também não gostei do livro, na realidade a premissa é bacana, o livro conta mais a história do Distrito do que de personagens, o que acabou não me agradando foi justamente a falta de foco, o livro tem personagens demais com dramas particulares demais, então temos a menina que sofria Bulling, o rapaz que se apaixona pela garota que veio de fora, temos também a mulher que tá doida para trair o marido, temos a mãe rígida ao estremo com a filha, o jovem que se apaixona por uma mulher mais velha, O moleque que apanha do pai e que tenta proteger a mãe de agressões, etc, etc, etc. É tanta subtrama que fica difícil até lembrar do nome de todo mundo.

Outra coisa  foi as causas que a autora resolveu abraçar, eu gosto de causas, mas a autora fez uma salada, tem bulling, drogas, violência doméstica, violência contra a mulher, justiça social, racismo, lembro que enquanto lia pensei só falta fala de questões LGBT, e não é que teve. Essas questões tem sim que serem discutidas, mas quando você coloca tudo de uma vez em um livro só, tenta-se falar de tudo e no fim não fala de nada, fica tudo diluído numa coisa maior, e as vezes parecia que tal assunto aparecia de supetão só para chocar o leitor, e, na minha opinião, isso é de um oportunismo danado.

Como sempre eu vou sim indicar o livro, porque eu acho que todo livro tem seu leitor, não funcionou para mim, mas pode funcionar para você, eu acho que o grande público do livro é aquele que gosta das entranhas do poder, que gosta de cenas que mostram a realidade crua das Causas, acho que essas pessoas podem gostar bastante dessa história.

16 comentários:

  1. Acho que HP meio que estragou a JK pra mim. Depois dos bruxinhos, não consegui gostar de mais nada. Eu leio e até aprecio a leitura, mas não consigo gostar, gostaaaaar... Nesse livro eu meio que não consegui me achar; era tanto parênteses que foram abertos que eu acabei me perdendo.

    ~ Blog Compulsivamente Literária

    ResponderExcluir
  2. Oi tudo bem?
    Menina acredita que eu quase comprei esse livro mas ao saber agora que ele fala sobre vários assuntos mas na verdade não fala sobre nenhum direito perdi totalmente a vontade de fazer a leitura.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Que pena que você foi mais uma pessoa que não gostou da leitura. Muitos criticam mesmo o livro é seu mix de personagens e temáticas. Mas confesso que lendo suas impressões lembrei de quando li 'O cortiço' e fiquei inquieta, mas depois percebi que o foco não eram as pessoas mais 'o ambiente' em que elas estavam e que elas faziam único e cheio de imperfeição. Será que a autora não quis fazer o mesmo!!??
    Tenho a tempos mais aind não li, justamente por medo de não gostar, mas agora com sua resenha fiquei curiosa e será add a meta de 2018.
    Abração!!!

    ResponderExcluir
  4. Oie, tudo bem?! Olha eu sinceramente concordo com você no quesito não julgar pela opinião alheia. Mas esses livros dessa serie policial, não funcionaram pra mim. Muita discrição, muitos detalhes que ao final, me soam com enrolacao... Então eu me junto a galera que não curtiu.
    Não que aejam livros ruin, pq não é o caso, mas pra mim , não deu.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá, eu não tenho interesse nenhum de ler os livros dessa autora, então eu posso a dica dessa vez e gostei bastante de você indicar o livro, mesmo não tendo funcionado para você

    ResponderExcluir
  6. Olá já vi diversos comentarios sobre o livro! Não que eu nunca li HP acho que não seria uma boa começar a ler JK por esse livro!
    Beijos da May :)
    Minha Pequena Coleção

    ResponderExcluir
  7. Olá! Então, fico com um pé atrás com esse livro também, foram tantas críticas negativas que dá realmente medo rsrsrs Ela arrasou em HP (amo!), mas tenho medo de quebrar o encanto, beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi Daniele.

    Quando este livro lançou, eu fiquei com muita vontade de lê-lo por causa dos assuntos fortes que abordam no livro.Mas acabei adiando a compra do livro e at´tinha esquecido dele.Gostei da sua opinião a respeito dos assuntos que contém no livro e não será agora que vou lê-lo. Ficará para outro momento.

    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Oiii, eu já li ele, e ele me lembrou muito "o cortiço" ambos tratam do ambiente e não das personagens, mas eu gostei do morte súbita, pois mostra outra face da J.K.

    Abraços, José Marcos.

    ResponderExcluir
  10. Oi,
    Esse foi um dos poucos livros que deixei pela metade, até bem antes da metade. É que a leitura não estava me agradando e ganhei um livro e comecei a leitura e acabei deixar esse para terminar depois. Nunca mais peguei no livro. Gostei da sua resenha e da sua sinceridade.
    Abrçs

    ResponderExcluir
  11. Oiii Daniele

    Infelizmente esse livro tem coleção de resenhas ruins. Uma pena, a sinopse era até legal, e eu tinha curiosidade em conferir. Vou deixar esse passar... Se nota que claramente algo não funcionou...

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Ola lindona também li muitas críticas ao livro o que é uma pena, mas confesso que trazer muitos temas polêmicos ao livro corre o risco de não trabalhar o tema de maneira correta deixando os temas mal construídos. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  13. Oiee Dani ^^
    Sabe que eu não tenho a mínima vontade de ler esse livro? Assim como não quero ler nenhum outro livro da autora. Li o primeiro de Harry Potter e não curti, então meio que desisti da Rowling. Uma pena que ela tenha tentado falar de tanta coisa na história e, no fim, acabou falando foi de quase nada. Eu sempre fico perdida quando os autores enfiam dezenas de personagens nas histórias e querem focar em todo mundo *-*
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  14. Eu tentei e muito ler esse livro e não consegui, não mesmo! Muitos personagens e histórias, não consegui mesmo gostar!

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Você é a milésima resenha negativa desse livro. Éuma pena, pois ele tem uma proposta muito boa. Mas... Fazê o quê. Não o li e confesso que perdi o interesse, mesmo sabendo que gostos não se discute. Mas, não vai rolar, são MUITAS resenhas negativas pra questionar.
    Abs
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  16. Cara, eu entendo por que muita gente não lá com esse livro, mas eu achei incrível. A escrita da Joana é muito gostosa de ser lida, e a gente reconhece o estilo dela mesmo pela tradução. A história, realmente tem muitos temas sendo abordados ao mesmo tempo, mas acho que essa é a proposta do livro mesmo, cada família tem um corpo no armário sabe, nem tudo é como parece quando a gente olha pela janela. É possível abordar vários temas na mesma história. Supor que o leitor não vai conseguir entender vários temas é nivelar por baixo.

    ResponderExcluir