segunda-feira, maio 14

(Resenha) #49 Violino

Título: Violino
Autor: Anne Rice
Gênero: Drama
Desafio #49 Um livro com Música

Quando vi esse tema já tinha meio que em vista um certo livro, mas depois pensei melhor e decidi que queira algo que falasse de músicas mais clássicas e fui a busca e encontrei esse livro da diva gótica Anne Rice, quem acompanha o blog sabe que eu passei o ano passado inteiro com ela e seus vampiros. Mas então como será que foi a minha primeira incursão fora do mundo vampírico da autora?
...Todas essas imagens chegavam como que trazidas pelo vento. Sacudi a cabeça. Olhei em volta. Então todos os fios do presente quiseram me enredar. Recusei.
No livro conhecemos Triana, uma senhora de meia idade que acabou de perder o marido, Triana está muito deprimida e começa a pensar em fatos de sua vida, como a morte da mãe e da filha e o desaparecimento da irmã, e assim negligencia o corpo do marido que ainda jaz no quarto, ela também passa a ouvir um belo som de violino sendo tocado próximo a sua casa, mas parece que quase ninguém mais ouve, seria o belo Violinista um fantasma?

O livro é bem triste, Triana é uma personagem atormentada, ela parece ter tomado para si a responsabilidade de tudo de ruim que acontece com todos ao seu redor, e isso fez com que ela tomasse um certo gosto pela morte, isso faz o livro ficar bem melancólico, mas eu achei que ele tem uma certa beleza, é difícil explicar, mas é o tipo de livro que não dá para ler com pressa é algo para sentir e saborear, e como todos os livros da autora que já li esse também tem uma alta dose de sensualidade no ar.
...e a dor ficava confinada, com toda a segurança, dentro da alegria.
Confesso que o começo foi meio confuso, com idas e voltas no tempo, trechos de pensamentos em que a narradora reflete sobre seus gostos musicais, imaginação e realidade, mas em pouco tempo o novelo é desenrolado e a história fica mais linear, o que dá um certo alivio. Acabei não gostando tanto do Violinista, não sei ele tem uma história triste, mas acho as atitudes recentes dele e o porquê dele ter se apegado a Triana não me convenceram muito, já a Triana, mesmo com essa tristeza e loucura dela, gostei demais da personagem e de seu amor pela música.

Sobre a música temos poucas citações a músicas mesmo, mas conhecemos muitos compositores da época áurea como Mozart, Beethoven, Paganini  entre outros, eles também falam de músicas folclóricas de origem celta, a música é muito presente no livro, mas é de um jeito mais selvagem, mesmo com os grandes nomes sendo citados, a música aqui tem mais dos famosos desafios onde um musico toca uma trecho de uma música improvisada e outro continua e meio que serve para mostrar a habilidade do músico.

Uma coisa interessante é que a Triana tem muito da Anne Rice, aliás, alem de Anne Rice, a autora tem dois pseudônimos que também são Anne alguma coisa, então Triane seria Três Anas(Annes), a autora também perdeu uma filha muito nova de leucemia como Triana, então conhecer a vida da autora (coisa que conheço muito pouco) pode deixar a leitura ainda mais interessante.
O Brasil não é outro país. É outro mundo, onde os sonhos assumem formas diferentes, as pessoas se comunicam todo dia com espíritos, santos e deuses africanos que se fundem em altares dourados.
 O livro é bem intenso, mas sua leitura pode ficar arrastada devido a escrita detalhista da autora, então precisa de uma boa dose de paciência, recomendo muito para quem gosta de dramas profundos, para quem gosta de livros com um pezinho no histórico e para que gosta de livros que tratam de questões sobre o luto.

10 comentários:

  1. Sou fã da Anne Rice mas por enquanto só li os luvros das Crônicas Vampirescas. Violino me parece bastante melancólico, como vc bem ressaltou em sua resenha, e eu gosto de livros nesse estilo. Quando tiver oportunidade vou ler.

    ResponderExcluir
  2. Acredita que ainda não li nada dessa autora? Mas tenho muita curiosidade e gostei muito da resenha.

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho até vontade de ler os livros da autora, principalmente os de vampiros, mas temo ser uma leitura mais pesada e densa, algo que no momento não está na minha vibe, que é romances leves e divertidos. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá! Já ouvi falar muito desta autora e até agora não tinha tido interesse em ler algo dela, mas fiquei interessada neste livro, ainda mais pelo fato da autora ter colocado um toque pessoal a história. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  5. Já li alguns livro desta autora, mas confesso que fiquei nos vampiros. Este livro da resenha eu não conhecia. Acho muito interessante quando o autor encontra uma forma indireta de contar sua história. E quase como se você tivesse de descobrir onde estão as coincidênciasuas. Beijoa

    ResponderExcluir
  6. Oi Daniele!!
    Eu não conhecia esse livro da Anne Rice. Na verdade nem sabia da existência de alguma história sem vampiros rs
    Ai que pena que a leitura se tornou cansativa. Eu odeio leituras detalhadas demais e que me fazem querer abandonar o livro.
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. Nossa que livro forte . Ou melhor, com uma história bem forte. Pena se puder tornar cansativo. Realmente quando os autores são muito detalhistas os livros ficam muito pesados....

    ResponderExcluir
  8. Nunca li nada dela, mas esse livro conseguiu me tocar. Vou por ele na lista, e sei que vou me emocionar demais. Arrasou na resenha!!! ♡

    ResponderExcluir

  9. Que história interessante, mas não sou fã de livro, alias não leio livros. Prefiro mais série, filme, programa de TV me identifico melhor. Aprendo mais ouvindo que lendo.bjsss
    http://espacodividido5.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu fiquei bem interessado no livro. Pelo que percebi, a obra apresenta um aspecto bem sombrio que me deixou bem empolgado.
    Acho que esse excesso de detalhamento iria me incomodar durante a leitura. Prefiro diálogos.

    Abraço!

    ResponderExcluir