quinta-feira, maio 10

(HQ) Witches (Majo)

Título: Witches (Majo)
Autor: Daisuke Igarashi
Gênero: Sobrenatural, drama
Editora: Panini

Sinopse: “Majo”, “Witches”, “Bruxas”. Estas são as histórias misteriosas e fantásticas que ganharam vida e poesia por Daisuke Igarashi.

Witches é não é apenas uma história em quadrinhos sobre bruxas, é muito mais sobre mulheres e a natureza.

Nesse compilado em 2 volumes, Daisuke Igarashi conta várias histórias sobre essas mulheres em diversos lugares do mundo. Cada uma delas trata a bruxaria de forma distinta, algumas são más, outras são boas ou são neutras como a natureza.



Todas as histórias são fechadas e não tem ligação nenhuma uma com a outra. As que mais gostei foram as do primeiro volume que são:

Spindle - Conta a história de duas bruxas, uma é má, e quer se vingar de seu amor não correspondido. A outra bruxa é uma fiadeira e quer transmitir a palavra. Elas estão em Istambul a cidade que já recebeu e incorporou inúmeros povos, tradições e deuses.

Basílica de Santa Sofia.

Kuarupu - Se passa na Floresta Amazônica e fala sobre dois Xamâs, um vendeu a floresta e a outra quer salva-la. Conhecem a história sobre os americanos terem comprado a nossa Amazônia? Não pude deixar de pensar nisso enquanto lia.

O mundo não é feito apenas de de luz e calor, também existe o cheiro, o sabor e o som. Além do peso e da umidade. A vontade e a maldição, o conhecimento, a felicidade e o amor. E para sentir tudo isso que aqueles que moram na mata andam nus.
(Edição Original)

O autor inseriu muito sobre várias mitologias, ele foi minucioso em vários detalhes, na edição tem poucas notas, mas sou do tipo que adora pesquisar sobre as referências. Esse tipo de ambientalismo acho que deixa as histórias muito mais verossímeis, ainda mais porque Witches aborda muitos temas sobre a sociedade moderna.

A arte desse quadrinho é bem inconstante, umas páginas são lindas e bem detalhadas, mas outras parecem que foram desenhadas correndo. Uma pena que a Panini não deixou algumas páginas coloridas como no original, a pintura do Igarashi sim é algo muito lindo.

14 comentários:

  1. Olá, Carol!
    Puxa, achei essas histórias de bruxas superinteressantes! Principalmente a segunda, que fala sobre a Selva Amazônica e sobre a luta de dois Xamãs, um que quer vender e outro que quer proteger a Selva. O traço colorido da segunda história também me chamou bastante atenção, mesmo porque eu gosto muito da tonalidade verde.
    Vou procurar essas HQs.
    Um abraço,
    Drica.
    https://testelivroseideias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Dri, infelizmente na edição nacional as páginas não são coloridas, é uma grande pena que a panini deixou passa esse detalhe que deixa a obra tão bonita

      Excluir
  2. Oi oi
    Quando comecei a ler pensei estar lendo alguma resenha de algum mangá. Nunca tinha ouvido falar nessa HQ e não me senti muito intusiamada a vê-la (mesmo sendo uma leitora assídua de HQ) adoro histórias que tratam de tema bruxaria, então possa ser que essa entre na lista.

    Gostei da tua resenha, mas esperava um tiquinho mais de detalhes.

    Um cheiro ♡|| Psicologia de Boteco- Utopia Blog.
    www.johanymedeirosutopia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Johany, simm esse é uma mangá! Pois é, acabei falando pouco detalhes, mas se gosta de temas de bruxaria, principalmente wicca vai gostar bastante. E é baratinha as edições!

      Excluir
  3. Menina,
    eu adoro este blog! Sou um leitor voraz e HQ e mangá e sempre que venho aqui pego indicações preciosas (a maioria eu nunca vi)!
    E q massa essa força que vc dá para produção brasileira! Poxa, temos que valorizar nossas histórias (nossos xamãs!)!
    PArabéns mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awww Lucas, ficamos felizes que está curtindo nossas dicas de HQ ♡ todas as dicas que damos aqui são sobre obras que adoramos e temos que compartilhar né!

      Excluir
  4. Gosto muito de histórias que envolvam bruxas, misticismo, mistério e acho que a inserção destes temas no universo das HQs deve ter ficado no mínimo interessante. A história dos xamãs me chamou bastante a atenção.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Nossa, essa HQ me chamou a atenção. Sou fascinada por bruxas e ver que o território nacional foi incluído nas histórias me animou ainda mais para comprá-la. Vi que os dois volumes não estão tão caros na Amazon, então vou ver se leio. Obrigada pela indicaçã

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi, não sou leitora de HQ's, mas achei essa bem interessante, principalmente uma autora japonesa, escrever uma história que se passa na Amazônia. Se eu tiver oportunidade vou tentar adquirir. Valeu a dica.

    ResponderExcluir
  8. Oi Carol! Não conhecia esses HQs, mas achei super legais as premissas. Gosto bastante de mitologia, então é muito bom ver autores usando o tema para escrever suas histórias. Mas, o mais legal é ver uma autora lá do Japão, escolher falar da nossa Floresta! Genial! Ótimas indicações. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  9. Faz muito tempo que não leio HQ, aliás não sei porque parei já que gostava muito. Adorei a história em si e já vou pegar como indicação para quando voltar a ler!

    ResponderExcluir
  10. Oi Caroline!!
    Eu não curto muito HQ's, mas gostei do que você apresentou sobre essa. Adoto histórias com bruxas, assuntos místicos...A que mais achei interessante é a que falou da nossa floresta. Obrigada pela indicação!!
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir