quinta-feira, março 1

(HQ) Kobane Calling

Título: Kobane Calling,
ou como fui parar no meio da guerra na Síria
Autor: Zerocalcare
Gênero: Autobiografia, humor, drama

Viajando como enviado de um jornal italiano, o quadrinista Zerocalcare atravessa os confins da Turquia, do Iraque e do Curdistão Sírio para chegar à cidade de Kobani ao encontro do exército de mulheres curdas, que luta contra o avanço do Estado Islâmico. A partir dessa viagem, Zerocalcare produz uma reportagem de sinceridade pungente, um testemunho indispensável e perturbador que transmite a complexidade e as contradições de uma guerra muitas vezes simplificada pela mídia internacional e pelos discursos políticos. Tudo isso com um tom inimitável, extremamente bem-humorado e ao mesmo tempo tocante – a linguagem e o universo de um autor que sabe como ninguém representar as pessoas, o cotidiano, os medos e as aspirações de sua geração. Blogueiro e autor de quadrinhos com viés autobiográfico, Zerocalcare é um fenômeno editorial de um sucesso sem precedentes na história dos quadrinhos italianos, pronto para conquistar o mundo.



Essa foi uma das leituras mais divertidas desse ano, e pensar que uma história sobre um relato real do autor sobre a sua experiência no meio da Guerra da Síria poderia ser tão engraçado.

Sim, sim, Zerocalcare (Michele Rech) ilustrou sua viagem da Itália até as cidades do Curdistão Sírio (Rojava). Ele e alguns amigos se oferecem para levar medicamentos e levar alguns equipamentos para os Curdos. Na sua primeira viagem ele vai até a cidade de Mehser na Turquia, pertinho da cidade de Kobani fronteira com a Síria, na época, 2014, Kobani estava rodeada pelo Estado Islâmico. Em janeiro de 2015, enfim a cidade expulsa os EI e vira uma referência pela sua resistência.
Nesse mesmo ano Zerocalcare, retorna a sua viagem, mas agora ele vai realmente para Rojava e visita a cidade fantasma de Kobani.

Talvez vocês se lembrem mais da cidade de Alepo, ela também faz parte do Curdistão Sírio. No final de 2016 inúmeros bombardeios destruíram a cidade...

Confesso que é muito difícil entender essa guerra toda no Oriente Médio e a HQ também não é muito didática, mas pude compreender um pouquinho e conhecer alguns nomes de organizações e pelo que elas lutam. O que, pra mim, realmente foi incrível é a habilidade do autor em narrar e a sensibilidade como conduz os personagens. Tem um trecho onde ele fala que gostaria de ver algum integrante do EI no cotidiano, e então ela descreve uma conversa imaginária muito divertida e saudosa!


É uma leitura um pouco difícil pelo tema e a diagramação é um pouco confusa, mas vale muito a pena, principalmente para conhecer as mulheres da YPG.

11 comentários:

  1. Parece bem legal, mas confesso que eu não consigo ler histórias em quadrinhos, somente gibis.
    Tive uma grande decepção quando li Os miseráveis em quadrinhos, foi muito ruim, confuso! rs

    ResponderExcluir
  2. Que capa mais amor ne? Confesso que historias em quadrinhos não me chamam atenção mas e maravilhoso

    ResponderExcluir
  3. Oiieee

    Eu quero muito cofnerir essa HQ, acho a temática muito interessante, a Guerra da Siria é mais do que um simples conflito, ela tomou proporções de níveis muito maiores, envolve tantos interesses e grupos, é legal saber mais ainda que de maneira simples. Embora o autor não se aprofunde demais, acho que para o leitor que ainda está iniciando no tema seria uma ótima pedida de livro, pois é uma leitura leve que instrui

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol! Nossa, já quero ler esse quadrinho. Amei o fato de ser um relato real, ainda mais envolvendo a Guerra da Síria. Apesar de um tema triste, tenho muita curiosidade. E achei super bacana e diferente a forma como o autor nos apresentou.
    Adorei sua resenha e a indicação. Beijos

    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Olá! Fico feliz de saber que apesar de ser ambientado em um lugar que renderia um tema pesado como essa guerra na siria, estes quadrinhos fogem disso, indo mais para o lado cômico. Com certeza irei conferir assim que eu puder, pois fiquei babando pela capa também rs.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Não tive essa impressão de que a diagramação era confusa e até aprendi bastante com essa HQ. Gostei muito da leitura.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  7. Oi Carol, tudo bem?

    Não sou de ler muitas HQ's e até quero me arriscar mais no gênero, pois ele tem ótimas coisas a oferecer. Gostei de saber que o quadrinho foi feito a partir de uma viagem do próprio autor, acho que torna a coisa mais incrível. Parece ser uma ótima leitura, fiquei com gostinho de quero mais!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Nossa, que interessante o autor contar sua viagem, uma história real em quadrinhos. Não costumo ler HQ mas esse é um tipo de assunto que me interessa e que eu leria em HQ.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Parece ser uma forma incrível e bem diferente de relatar uma historia tão complexa e triste. Adorei a resenha, achei muito pensando fora da caixinha.
    Anotei aqui para indicar a quem curte HQ.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Carol!
    Eu não sou muito fã de HQ, ainda mais quando a história é tão complexa como as guerras que assolam o Oriente Médio. Ao mesmo tempo acho que o tema é necessário a discussão mesmo que não fosse em forma de quadrinhos.
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Não sou de ler hqs, mas me interessei nessa. Por você falar que é meio confusa fico com receio, pois acho até gibi confuso pela ordem haha mas adicionei à lista!

    Abraço,
    lupiliteratus.blogspot.com

    ResponderExcluir