segunda-feira, fevereiro 19

(Resenha) #46 - Macaco Peregrino

Título: O Macaco Peregrino ou a Saga ao Ocidente
Autor: Wu Ch`êng-ên (tradução resumida por Arthur Waley) 
Gênero: Aventura
Desafio #46 Um livro em um idioma que não seja Português ou inglês.

Sempre gostei muito da cultura oriental então esse desafio, nesse sentido seria muito fácil, o difícil ficou por conta do livro que gostaria de ler, porque infelizmente um dos maiores clássicos chineses não tem uma tradução direta do chinês, como já acontece em alguns livros contemporâneos.
"São os Budas, os Imortais e os Sábios. Estes três escapam á Roda do Destino, ao nascimento e à destruição. Eles são tão eternos quanto o Céu e a Terra, quanto as Montanhas e os Rios."

Essa história é baseada na peregrinação histórica do monge Xuanzang partiu rumo "a Índia em 629 retornando em 645 com grande quantidade de textos em sânscrito que foram traduzidos por ele para o chinês.

Bem, vamos a história, podemos dividi-la em duas partes, na primeira conhecemos o personagem do Macaco e a sua busca por se tornar uma criatura imortal. Ele encontra um grande mestre que o ensina muitos segredos como a se transformar em praticamente qualquer coisa e passear por entre as nuvens, com todo esse poder ele consegue que lhe entreguem, por meios cruéis, um bastão super poderoso e é capaz de torna-lo tão pequeno como uma agulha ou tão grande como uma corda. Mesmo sendo invencível o Macaco queria ser sábio, então se auto-denominou o "Grande-Sábio Igual-do-Céu" e com toda essa sua arrogância irritou vários imortais, até que como ninguém conseguia derrota-lo o próprio Buda aprisionou-o em baixo de uma montanha, então depois de quinhentos anos o monge Tripikaka lhe libertou, se ele prometesse se tornar uma criatura melhor.

Na segunda parte temos a peregrinação. Buda pede que Bodhisattva encontre um mortal na China que seja como um santo, para que ele vá até a Índia e retorne com as Escrituras Sagradas levando o conhecimento e a Sabedoria ao povo chinês. Bodhisattva encontra Tripikaka, assim começa de vez a aventura, junto com outros companheiros um Cavalo, Porcoso, o Padre Areioso e o Macaco.

Como é um livro com ensinamentos Budistas, achei que teria muitas passagens reflexivas, mas não encontrei muitas, e pra mim parece que nem os personagens evoluiriam nesse ponto, é apenas um monte de aventuras jogadas, com muitas lutas e favores aos Deuses, fiquei bem triste com essa leitura pois estava com a expectativa alta. Mesmo assim consegui me divertir bastante com as passagens.

Não sei se deu para reparar mas o personagem do desenho Dragon Ball, Goku, é totalmente inspirado no Macaco, ele também tem um bastão mágico que cresce e diminuiu, pode andar pelas nuvens e a personalidade trakinas, mas isso só nessa temporada depois no Dragon Ball Z ele muda bastante. Tem um filme que é inspirado na história toda, chama-se o Reino Proibido, com o Jackie-Chan como Tripikaka e Jet Lee de Macaco.

Como já havia comentado esse livro da editora Horus é uma tradução da versão americana de Arthur Waley, que já no prefácio diz que pegou o texto original, e resumiu simplesmente tirando capítulos inteiros e alguns poemas, diferente, segundo ele, de outras traduções onde eram tirados todos os diálogos (como assim!!). No Brasil a editora Odysseus também lançou essa obra com o nome de Macaco uma jornada ao oeste, com a tradução de David Kherdian, esse ainda não li, mas está bem resumido tendo apenas 290 páginas, contra as 512 do Peregrino. Parece que a melhor tradução americana é do Anthony C. Yu o The Journey to the West com o texto na integra em 4 volumes de umas 450 páginas em cada livro. A editora Conrad até chegou a lançar uma versão ilustrada, mas não foi concluída, dos três volumes apenas dois foram lançados e a tradução era do chinês.

Aproveitando que toquei nesse assunto de traduções, é muito triste que ainda não temos no brasil os que são considerados os 4 grandes clássicos na literatura chinesa, que são justamente o A jornada ao Oeste, O sonho da Câmara Vermelha (que é um dos 5 livros mais vendidos do mundo), o Romance dos 3 Reinos (que inspirou o filme Red Cliff), e por último o Margem da água. Bem que a Estação Liberdade ou a Alfaguara poderiam lançar... 

Bem eu indico esse livro pra quem, assim como eu, adora a lenda do Son Goku. Também é uma boa pra quem ficou curioso com a história e que não encararia o texto original que é muito extenso, aí fica a dica do livro Macaco que é ainda mais curtinho o//

10 comentários:

  1. É muito bom conhecer Cultura e costumes de outros países diferentes do nosso principalmente a economia. ..

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse livro, pelo contrário, nem imaginava algo assim.
    Apesar de não ser o tipo de livro que eu goste, a história parece muito interessante pelo lado cultural.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Logo no inicio já vi a semelhança do livro com o anime haha.. Sempre ouvia falar que a primeiro temporada tinha sido baseada num conto mas nunca me aprofundei no assunto.
    É bem legal vir aqui e sempre encontrar resenhas de livros que saem do convencional. <3

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiie Ritchelly! Acho que essa é melhor temporada do Dragon Ball!

      Excluir
  4. Particularmente eu adoro esses contos. Quando se trata de ensinamentos, aventura e desafios. Fico ansiosa para descobrir onde vai parar esse final. Quando citou o personagem de Goku me lembrei na hora rs, Sua resenha ficou perfeita só me fez aguçar a curiosidade. Ameiii.

    ResponderExcluir
  5. Amo livros novos ainda mais quando eles nos trazem informações pelas quais nem conheciamos isso é divino.Seu post ficou simplismente um arraso Parabens voltarei mais vezes por aqui bjs.

    https://mundodaveeh.wordpress.com/.

    ResponderExcluir
  6. Olha, me parece ser o tipo de livro que eu apreciaria ler. Foge do comum e parece mesmo em versão resumida, ser bem rico. Valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  7. Adorei a indicação e acho que essa é a minha chance de mergulhar nessa cultura que acho tão fascinante e ao mesmo tempo assustadora com toda essa abundância de conteúdo.

    ResponderExcluir
  8. A algum tempo atrás eu assisti com meus filhos uma animação que se chamava "A lenda do rei macaco" e sue post me fez lembrar desta animação eu não sei se trata-se da mesma historia. acho incrível estas historias.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiie Ju, com certeza é uma adaptação dessa história sim, ela é muito famosa na china e inspirou muitos filmes e séries!

      Excluir