quinta-feira, fevereiro 15

Ao Pequeno Sam Perkins de H.P. Lovecraft


Olá pessoal!

Essa postagem é especial por dois motivos, o primeiro é que dia 17 de fevereiro é o dia do gato! E como deu para perceber nós aqui do blog adoramos essas criaturinhas de pelos, o outro motivo é que em fevereiro tem o Lovecraftuary, e como estamos participando do #300diasdeLovecraft, um desafio de leitura com os contos do autor (dá uma passada no nosso instagram pra conferir as mini-resenhas de cada conto o/)

Aí juntamos os dois, porque o Lovecraft adorava gatos, e eles eram presenças marcantes em vários contos, como em Os Gatos de Ulthar e A Busca onírica por Kadath.

Esse poema foi escrito logo depois que seu gato, Sam Perkins, foi encontrado morto em um arbusto, ele tinha apenas 3 meses, mas causou um profundo pesar.



Ao Pequeno Sam Perkins

H.P. Lovecraft

No jardim noturno
Uma profunda pena vai caindo
Como se o peso do silêncio e da sombra
No ar voassem.

Com uma oculta dor se inclina à erva
Incapaz de esquecer o dia de ontem
Em que leves patinhas a tocavam
E já são só lembranças.




Encontrei esse artigo muito interessante para vocês perceberem, se não ficou ainda muito claro, toda a sua paixão pelos felinos. Uma curiosidade é que as criaturas mais famosas dos seus contos de horror, são meio peixes (Cthulhu e Dagon) aos quais ele tinha pavor!

Trecho do artigo Gatos e Cães, escrito por H.P. Lovecraft e traduzido por Vinícius M.R de Carvalho e Victor Galdino, publicado no site Mundo Tentacular.

"Entre cães e gatos meu grau de preferência é tão grande que nunca me ocorreria compará-los. Não possuo nenhuma antipatia especial contra os cães, como não possuo contra macacos, seres humanos, comerciantes, vacas, ovelhas ou pterodáctilos; mas pelo gato sempre cultivei um respeito e afeto particulares desde os meus primeiros dias de infância . Em sua elegância impecável e superior auto-suficiência vi um símbolo da beleza perfeita e da impessoalidade do próprio universo considerado objetivamente, e em seu ar de silencioso mistério reside para mim toda a maravilha e o fascínio do desconhecido. O cão apela à emoções simplistas e inferiores; o gato, às fontes mais profundas da imaginação e da percepção cósmica da mente humana. Não é coincidência que os contemplativos egípcios, além de espíritos poéticos como Poe, Gautier, Baudelaire e Swinburne , eram todos adoradores do ágil felino."

E a ilustração é da Carol aqui do blog!.

Estamos lançando pequenas resenhas la no insta nos segue lá @blogpoyozodance

9 comentários:

  1. Ainda não li nada do Lovecraft, mas gosto dos comentários que vejo por aí sobre a escrita dele. A ilustração está linda, muito talentosa A Carol. Ficou show.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oiee ^^
    Não sei se já tinha visto alguma coisa do Lovecraft antes, mas achei interessante ele gostar tanto de gatos e ter pavor de peixes...haha' Fiquei triste pelo gato que morreu :/ achei o poema tão profundo - e triste - </3
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Eu ainda não tive a oportunidade de ler nada do Lovecraft, mas só de saber que gostava de gatos virei fã hahaha eu tive um gato (preto e lindo) e era apaixonada.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  4. Olá ! Tudo bom?
    Vi várias pessoas falaram dessa data, mas nunca li nada do Lovecraft, embora tenha muita vontade e espero fazer em 2018.
    beijos, Joyce de Freitas.

    ResponderExcluir
  5. Oie!!
    Nossa que legal, não sabia que foi o dia do Gato!
    Linda essa paixão do Loveraft pelos gatos, me surpreendeu!
    Confesso que não sou o tipo de pessoa que ama gatos, porque sou alérgica, mas gosto bastante e respeito muito a espécie pela sua independencia, beleza e sagacidade.

    beijos
    http://www.livrosetalgroup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Ainda não li nada do autor, mas como vejo comentários positivos sobre sua escrita, não nego que estou bem curiosa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    Não conhecia o autor, só fui descobrir depois que vi o recente lançamento da DARKSIDE BOOKS, mas o pouco que li sobre ele e as resenhas me deixaram bem curiosa, já vou atras de suas obras para conhece-lo mais a fundo.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  8. Oi Dani,
    Também sou a louca dos gatos, tenho dois aqui em casa, e o amor é tanto que fiz um perfil no insta pra eles para poder esvaziar meu celular kkkkkk. Menina ainda não li nada do Lovecraft, e confesso que mesmo não gostando de contos vejo tanto falar dele que estou começando a ficar mega curiosa!!! E já gosto mais dele só por sabe do seu apreço pelos felinos hahah.

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá, eu não tinha conhecimento do autor e nem do dia do gato eu não sou muito fã de bichos de estimação. Por um trauma de infância mas gostei muito do post

    ResponderExcluir