quarta-feira, dezembro 20

(Resenha) Um conto de Natal


Título: Um conto de Natal
Autor: Charles Dickens
Gênero: drama, fantasia


"Um Conto de Natal" do britânico Charles Dickens (1812-1870) é uma das histórias mais famosas da literatura ocidental. O enredo nos traz a figura de Ebenezer Scrooge, um avarento homem de negócios londrino, rabugento e solitário, que não demonstra um pingo de bons sentimentos e compaixão para com os outros. Scrooge não deixa que ninguém se aproxime e rompa a sua dura carapaça, preocupando-se apenas com os negócios, o dinheiro e os lucros. No anoitecer frio da véspera natalina, ele é visitado pelo fantasma de Jacob Marley (seu antigo sócio comercial, morto há sete anos) que o repreende e anuncia que Scrooge se prepare, pois será visitado por três espectros do seu próprio passado, presente e futuro... A história da redenção do velho Scrooge vêm comovendo adultos e crianças de todas as épocas.

Todo o ano nas listas de indicações de livros natalinos sempre tem esse clássico do Charles Dickens, A Christmas Carol, ou Um conto de Natal, mas e aí já leu? Acredito que a maioria já deve ter lido, ao pelo menos ter assistido às inúmeras versões televisivas por aí.

Talvez algumas referencias passem despercebidas em português, mas o famoso pato pão-duro da Disney, o Tio Patinhas, chama-se Scrooge no original, o mesmo nome do protagonista sovina.

Nunca tinha lido Dickens e achei a leitura muito fácil e o narrador muito engraçado, gosto quando o narrador conversa com o leitor, ao decorrer do conto, porém o narrador vai dando mais espaço aos personagens e o clima fica bem mais pesado.

Esse livro fez tanto sucesso no folhetim quando foi publicado que lhe garantiu uma série de contos Natalinos, Os Sinos e o Gafanhoto na Terra. todos os contos são bem curtinhos , por isso vale muito a leitura.

Um conto de Natal não é uma história de Natal por se passar justamente no Natal, mas porque ela trás todo aquele espírito natalino de fazer o bem ao próximo, nos inspirar a nos tornar pessoas melhores, e criticar os valores da sociedade, por isso esse conto sempre continuará atual.

Feliz Natal e Ano Novo para todos, e muitas leituras inesquecíveis <3

8 comentários:

  1. OI, Caroline!

    Estou fazendo a leitura deste conto com uma turma de leitura compartilhada e é muito bom saber que as pessoas estão gostando da história e do que ela nos faz refletir para nossas vidas! Um grande abraço!
    Drica.

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi falar brevemente desse livro, sua resenha me deixou curiosa, vou procurar para ler.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?

    Acredita que nunca li nada referente ao natal? Adorei sua resenha, e anotei a dica. Vou procurar saber mais sobre o livro e ler o mais breve possível.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Acredita que nunca li? Pois é, hahah apesar de ser conto nunca me interessei muito, mas agora estou vendo com outro olhar (; Não sabia desta do nome do tio Patinhas. Gostei!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Nossa que interessante, já tinha ouvido falar nesse conto, mas não tinha prestado atenção em suas mensagens. Achei interessante e fiquei curiosa para ler, quem sabe em 2018!? Não sabia que o personagem do tio Patinhas era inspirado nele. Enfim foi ótimo conferir suas impressões e opinião.
    Beijos e um ótimo 2018 para vc também!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu já fiz a leitura dessa obra e amei! Considero uma das melhores obras clássicas, e uma das minhas favoritas.
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Eu já li essa obra e adorei, estava nos meus planos de ler classicos e foi uma das leituras de 2016, é maravilhoso! Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Caroline!
    Eu amo esse conto!!!! E acho difícil encontrar alguém que não ame, Dickens conseguiu retratar toda a magia do natal nessa história e fica impossível não amar!
    Bjs!

    ResponderExcluir