segunda-feira, novembro 20

(Resenha) #43 Salomé

Título: Salomé
Autor: Oscar Wilde
Gênero: Peça, tragédia, drama 
Desafio #43 Uma peça 

Olá pessoal, confesso que nunca havia lido uma peça em forma de..... peça XD. Já li Shakespeare mas estava de uma forma mais romanceada, com o desafio do mês era uma peça resolvi ir atrás daqueles livros Teatro Completo de certo autor, mas será que esse formato me agradou?
O PAJEM DE HERODÍADE - Olhe a lua. Parece tão estranha! Ela se parece com uma mulher saindo de seu túmulo. Parece uma mulher morta. Dá a Impressão de que procura pelos mortos.
A peça conta uma passagem bíblica, a decapitação de São João Batista que está preso nas masmorras de Herodes por denunciar a corrupção e imoralidade na corte. A ação começa com dois soldados conversando sobre a Lua e os auspícios que ela traz quando Salomé, filha da esposa de Herodes vais para o patio fugindo dos cortejos do tio/padastros Herodes, ali ela escuta um homem gritando das masmorras barbaridades sobre ela e sua mãe e exige vê-lo, ao vê-lo ela se apaixona pelo homem que a repele deixando-a mais irada ainda.

Mais tarde Herodes e seus convidados vão ao pátio atrás de Salomé que se recusa a voltar para o salão então a festa acaba ficando por ali mesmo, em certo momento Herodes pede para Salomé que dance para ele prometendo qualquer coisa para ela, qualquer coisa.....
PRIMEIRO SOLDADO - Os judeus adoram um Deus que não se pode ver.
O CAPADÓCIO - Não consigo compreender isso
PRIMEIRO SOLDADO - Na verdade, eles só acreditam em coisas que não podem ver.
A história é bem conhecida e sabemos exatamente o que vai acontecer, mas Oscar Wilde mostra o como de uma maneira magistral, sedutora, forte, possuindo até mesmo um certo humor aos costumes hipócritas da sociedade, a narrativa vai crescendo em tensão até chegar ao seu clímax no final, eu fiquei boquiaberta com a habilidade do autor de fazer tudo isso em uma história tão curta.

Escolhi esse livro por ele ter sido citado como inspiração para o livro O Rei de Amarelo de Robert W. Chambers, que trata de uma peça de teatro que enlouquece quem a vê. E de certa forma Salomé tem um Q de enlouquecedor, é nítido que aqueles personagens estão em uma espiral de loucura em especial própria Salomé.

Outra parte que gostei muito foram as críticas à sociedade hipócrita que parece existir de forma atemporal, nós vemos isso nas conversas dos judeus que parecem não saber o que querem da vida, mas o importante é a opinião pessoal de cada um deles, as fofocas da corte, o rei que não liga para as barbaridades que o prisioneiro falam de sua mulher, tudo isso regado a uma festa com muita bebedeira, a única pessoa que parece ter juízo nessa história toda é a mãe de Salomé. Mas mesmo assim a linguagem popular e o fato dos personagens serem muito bem identificados a história não fica confusa mesmo parecendo uma confusão só XD
HERODÍADE - Entremos. A voz desse homem me enlouquece. Não quero que minha filha dance enquanto ele grita. Não quero que ela dance enquanto a olhas desse jeito. Em suma, não quero que ela dance.
Gostaria de falar sobre Oscar Wilde que por si só já é uma grande história, sendo homossexual em uma época que isso era crime e rendia alguns anos de cadeia, foi traído por um grande amor de sua vida, frequentava as altas rodas intelectuais, conheço o autor desde pequena, mas por incrível que pareca nunca tinha lido sua obra e agora quero muito ler tudo, estou a procura de textos de não ficção dele e livros sobre ele porque concerteza vou querer falar mais de Oscar Wilde por aqui.

Indico para todos porque essa história é uma delícia, é só abrir um pouco a mente para apreciar melhor o formato de peça teatral.

11 comentários:

  1. O livro é daqueles que prende muito o leitor, a decapitação de São João Batista é um fato da bíblia que emociona muito. O livro tem uma história que fascina muito Oscar Wilde é um escritor magnífico, abraços.

    ResponderExcluir
  2. Já quero ler, histórias bíblicas são fascinantes!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Tudo bom?
    Nunca li o livro, ma me pareceu fascinante, parece o tipo de história que só iria ter paz ao terminar, gosto desse tipo de narrativa.
    beijos, Joyce de Freitas.

    ResponderExcluir
  4. Nunca li Salomé, mas já li várias críticas positivas a obra de Oscar Wilde, realmente um clássico.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  5. Nunca ouvi falar, parece ser um bom livro, todos falam muito bem do autor da obra. Anotei o nome para saber mais.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?

    Não conhecia essa obra. Não sou muito de ler peças, a unica que li foi Romeu e Julieta. Essa parece ser bem legal, e mesmo não lendo muito do gênero, fiquei com vontade de conhecer. Dica anotada!

    ResponderExcluir
  7. Oiee Dani ^^
    Acredita que eu ainda não li nada do Oscar? Pois é. Ainda não conhecia essa peça, e nem mesmo a história (sou desligada nessas coisas de passagens bíblicas), mas confesso que não senti vontade nem curiosidade de ler. Cheguei a ler uma peça uma vez, de "A megera domada", e acabei não gostando da forma como é escrita.
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu nunca li uma peça teatral.Parece estranho e esquisito kkk,acho que ia me perde.
    A história parece bem interessante,gosto de histórias antigas mas não sei se como ela foi escrita me agradaria.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Nossa eu amo livros que são baseados em histórias bíblicas, este não conhecia e já adorei só por sua resenha. Dica anotada

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho dificuldades pra ler peças, todo mundo sempre diz que é uma leitura rápida e tala, mas eu não me acostumei ainda com o formato mas insisto, nunca tive a oportunidade de ir ao teatro e não da pra viver sem conhecer essas histórias.

    ResponderExcluir
  11. Amei sua resenha.
    A premissa parece ser bem interessante.
    Vou dar uma olhada com certeza.
    Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir