segunda-feira, outubro 9

(Resenha) #41 Hellraiser

Título: Hellraiser
Autor: Clive Barker
Gênero: Terror
Desafio #41 livro que assuste

Todo mundo já deve ter percebido que sou a doida do terror, amo livros que traz aquele suspense que te faz grudar os olhos no livro até chegar aquele momento climático onde podemos respirar aliviado, será que Hellraiser, sendo um livro relativamente pequeno, conseguiu cumprir os requisitos que considero essenciais para um bom livro de terror?

O livro começa nos apresentando Frank, um cara sedento por experiencias sensuais, um belo dia ele se depara com uma linda caixa, Caixa de Lemarchand, e a promessa de que seus sonhos mais eróticos seriam satisfeitos em uma dimensão de intensos prazeres. Frank só não sabia que a noção de Prazer das criaturas que vieram lhe buscar, os Cenobitas, era bem diferente das suas.
Frank vira quebra cabeças parecidos em Hong Kong, fruto do gosto dos chineses por criar metafísica a partir de madeira bruta - mas à acuidade e técnica do chineses, o francês trouxera uma lógica perversa que era só sua. Se o enigma tinha um sistema, Frank fracassara em encontra-lo. Somente após várias horas de tentativa e erro, uma justaposição ao acaso dos polegares e dos dedos médios e últimos deu algum fruto: um clique quase imperceptível e, então, vitória! Um seguimento da caixa deslizou para fora dos demais.
Depois desses eventos temos um pequeno salto no tempo e passamos a acompanhar Rory, sua esposa Julia e Kirsty. Rory e Julia acabam de se mudar para uma casa da família de Rory, mas Julia não está nem um pouco contente com a situação, até que em um belo dia, depois de seu marido sofrer um pequeno acidente e seu sangue pingou no chão, isso desperta algo na casa, e o terror tocara as pessoas que tiverem contato com essa casa.

Como já disse o livro é bem curtinho e por isso sua história é bem enxuta, nada de embromação, mas mesmo assim ele consegue desenvolver muito bem os personagens, especialmente Julia, Frank e Kirst que tem personalidades bem distintas e fortes, Julia é uma mulher presa em um casamento de conveniência, na realidade ela é apaixonada por Frank e seu jeito brutal, Frank é um narcisista, e Kirsty tenta ajudar Rory mas da para perceber que ela tem sentimentos mais complexos por ele.

A parte do suspense é feita de um jeito magistral pelo autor, sempre que nossos amigos 'de outro mundo' resolve aparecer começamos a ver os sinais, o vento, os ruídos, ele sabe muito bem montar o clima, tanto que eu conseguia até sentir o cheiro da umidade daquele quarto profano.
O pensamento fez sua respiração acelerar. Ele antecipara aquele momento com enorme sutileza, planejando aquele despedaçar do véu com toda a sagacidade que possuía. Em poucos momentos, eles estariam ali - aqueles que Kircher chamou de Cenobitas, teólogos da Ordem de Gash. Trazidos dos seus experimentos nos recessos mais altos do prazer para expor suas mentes a um mundo de chuva e fracasso.
Já li um dos livros de contos do autor, o Livros de Sangue 1, e pude notar que o Gore (subgênero cinematográfico dos filmes de horror, que é caracterizado pela presença de cenas extremamente violentas, com muito sangue, vísceras e restos mortais de humanos ou animais) é uma de suas marcas, e nesse livro tem bastante, especialmente nas cenas de Frank, então se prepare para as coisas mais gosmentas, tem gente que fica meio desconfortável com esse tipo de coisa, eu aprecio, mas com moderação, por que se não, perde a graça, e nesse livro achei que foi na medida certa.

Esse livro é mais conhecido pelo filme, eu mesma só fiquei sabendo do livro muito tempo depois. Achei a adaptação bem fiel, já que o autor cuidou pessoalmente do projeto, e ela ainda acrescentou uma mistica maior em um personagem que já virou ícone dos filmes de terror, Pinhead, ainda prefiro o livro onde os cenobitas ficaram ainda mais misteriosos, mas mesmo assim acho que seria interessante uma refilmagem, por os efeitos da época, só por muita força de vontade mesmo para ver XD.
- Eu costumava dizer isso para mim mesmo - ele falou - Todo santo dia. Costumava tentar sonhar para espantar a agonia. Mas não é possível, acredite em mim. Não dá. A agonia tem de ser sentida.
Não costumo falar aqui das edições físicas dos livros, mas desta vez não dá, gente está magnifica, uma capa imitando couro preto, esse dourado da Caixa é muito brilhante, é um livro que mesmo que a história fosse ruim eu não me arrependeria de ter comprado, afinal é uma obra de arte que enfeita toda e qualquer estante.

Bom gente, realmente a história não vai agradar a todos os estômagos, mas com a proximidade com o dia das bruxas, acho bem legal ler alguma coisa para entrar no clima do mês do horror e esse é uma boa pedida já que ele é bem curtinho.

25 comentários:

  1. O livro parece ser bem instigante. O fato de unir ordem e desejo em um só rebento fascina.

    ResponderExcluir
  2. Já vi tanta gente falando bem desse livro... Embora a sua resenha tenha me chamado atenção, não sou muito fã desse tipo de literatura...

    ~ Blog Compulsivamente Literária

    ResponderExcluir
  3. Morro de medo de tudo relacionado a terror, não sei se leria o livro apesar de parecer interessante. Se algum dia eu resolver perder meu medo dessas temáticas quem sabe eu dê uma chance à ele.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Tudo bom?
    amo ler livro desse gênero literário, embora fique com um pouco de medinho eu ainda assim encaro e vou em frente.
    beijos, Joyce de Freitas.

    ResponderExcluir
  5. Oi! Eu preciso muito ler esse livro. Eu amo terror e sempre fui fã dos vilões, que neste livro tem vários. Eu amo o filme. Sua resenha está muito boa, você escreve muito bem. :)
    By: Caio

    ResponderExcluir
  6. Atualmente eu não estou curtindo muito livros e nem filmes de terror, mas esse ai me chamou bastante a atenção.
    Com certeza eu adquiriria sem medo kk.
    Adorei sua resenha.
    Beijinhos e Sucesso

    www.segredosdajuhcosta.com

    ResponderExcluir
  7. Não aprecio o gênero terror, mas a capa realmente pelo que citou e vendo a imagem, parece ser realmente muito bem feita. No mais, importa que tenha gostado. Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Eu adorei esse livro e acho que foi uma escolha super acertada pra tag! Ë bom quando a gente sai da zona de conforto e experimenta coisas novas! Inclusive leituras!
    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Oi Dani, tudo bem?

    Não tenho muita familiaridade com o gênero, mas tenho lido muitas coisas sobre tal e cada dia me surpreendo. Por ser um livro tão forte e fácil para realizar a leitura fiquei bem curiosa e com muita vontade de ler, coisa que farei em breve. A edição parece ser realmente linda! Já quero. Parabéns pela resenha, ficou linda!

    beijos!

    ResponderExcluir
  10. Dani, me chama MTA atenção livros de terror, a forma de escrever do autor, se boa, deixa a gente mega inquieta...sua escrita me deixou inquieta ahahhaa....vamos ver, acho q me convenceu a ler este livro! Bjss

    ResponderExcluir
  11. Oi.
    Se tem um gênero que eu corro é terror rsrsrs. Sou medrosa, e não aprecio nadinha essas cenas de extrema violência e cheias de sangue.

    ResponderExcluir
  12. Eu estou doida nesse livro, já até providenciei o filme para assistir, agora falta a obra! Gosto bastante do gênero é espero gostar bastante da escrita de Barker! Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  13. Oie, tudo bem?! Eu não li o livro até hoje. O filme eu assisti há muito tempo e nem lembro direito.
    Espero poder lê-lo em breve.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Eu sou realmente medrosa, quando leio as resenhas até penso em dar um chance para os livros, mas quando vou comprar lembro que depois de ler não vou querer dormir nunca mais.
    kkkk'

    ResponderExcluir
  15. Olá, eu sou medrosa para livros desse gênero então não. Mais gostei da resenha

    ResponderExcluir
  16. Oiii, amei a sua resenha. Adorei essa capa, sou doido por livros de terror (kkk), irei adiciona-lo na minha lista.
    Abraços, José Marcos.

    ResponderExcluir
  17. Oie!

    Não conhecia essa obra, mas infelizmente ela não despertou meu interesse, e por isso irei passar a dica, gosto de livros de terror, mas esse não me convenceu e acredito que se o lesse não teria uma boa experiencia!

    BJss

    ResponderExcluir
  18. Oi! Eu gosto bastante do gênero terror, mas parece que o Gore é de borrar as calças rsrs
    Quero muito ler esse livro, e ver o filme também, pois mesmo gostando muito dos efeitos especiais de hoje em dia, ainda prefiro os clássicos bem trash kkk
    Só achava que o livro não tinha poucas páginas, mas mesmo assim vou ver se consigo comprar.
    Adorei a resenha! Beijão!

    ResponderExcluir
  19. Dani lindona meu estômago é fraco, por isso evito livros de terror com muitos detalhes, confesso que antes assistia filme, ai fiquei fresca kkkk. Mas fico muito feliz que a leitura te cativou bastante. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  20. Oiee Dani ^^
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas fico feliz em saber que você gostou, apesar de ele ter poucas páginas. Sei que eu não leria, pois não gosto de ler terror, muito menos quando há muita violência. De ver violência já basta nas notícias da Tv kkkkk
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  21. fiquei com muita vontade de ler esse livro, deve ser muito bom

    ResponderExcluir
  22. Terror não é muito a minha praia, mas foi super bacana ler a sua resenha!!! Parabéns!

    ResponderExcluir
  23. Olá,
    Confesso que ultimamente não tenho dado muita ênfase ao gênero em minhas leituras ou filmes. Houve um tempo que eu adorava aqueles famosos sustos e cenas assombrosas.
    Ainda não tive a oportunidade de ler a obra, mas já vi alguns outros comentários bem positivos e sua resenha deu uma animada! Quem sabe aproveito os últimos dias do mês do horror para me aventurar em tais páginas!

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  24. Oi, tudo bem?
    Ainda não criei o habito de ler esses livros de terror mais grotescos, porém acredito que é só questão de exposição.
    Gostei da resenha

    Oi, tudo bem?
    Eis aí um livro de cunho interessante, que no meu entender deveria ser adotado nas escolas para alunos de ensino médio, pois defendo que desde cedo devemos ter uma visão clara do que é politica e de como se faz politica para que assim possamos escolher, ou não, representantes adequados!

    Abraços da Lua!
    Cantinho da Lua

    ResponderExcluir
  25. Olá!
    Eu não tenho nada contra a quem gosta desse gênero, mas eu não curto. Gosto mais de romance. Foi bom saber que a história é bem escrita e vou indicar para amigos que gostem desse gênero.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir