segunda-feira, setembro 18

(Resenha) #40 Vida Pregressa

Título: Vida Pregressa
Autor: Joaquim Nogueira
Gênero: Policial 
Desafio #40 livro que se passa em sua cidade natal

Confesso que foi um pouco difícil encontrar um livro que se passa em minha cidade natal, e olha que nasci em Sampa, o problema que vi é que muitas vezes as cidades e locais onde o livro se passa não são citados, mas achei sim alguns e tinha uma ideia de qual livro ler, até que...!

Em uma feira de livros em um dos shopping da cidade onde moro atualmente me deparei com essa capa, uma das imagens de minha cidade natal que mais se fixa em minha mente e ele me chamou, sim comprei o livro pela capa, mas a sinopse Policial me ganhou de vez, mas será que a leitura foi boa?
Posso, mas vai levar um tempo, porque o sistema saiu do ar. Quando voltar, faço a pesquisa e te telefono
No livro conhecemos Venício, um policial civil, ele está levando a namorada ao motel, mas o clima entre eles não está legal, e a única coisa boa que aconteceu no encontro foi Venício ter conhecido o simpático dono do estabelecimento Anatole France Castanheira, só que não.

Poucos dias depois Anatole morre na prisão, Venício fica intrigado se não é o mesmo Anatole do motel, afinal com esse nome, e vai até lá conseguindo assim o endereço do moço e sua namorada, os dois vão reconhecer o corpo e descobrem que não são a mesma pessoa, e agora o que teria acontecido com o verdadeiro Anatole?

Mas não é só isso, depois que Venício começa investigar o desaparecimento do dono do motel para a namorada do moço, o policial descobre uma rede de intrigas envolvendo a morte de um Vereador, será que os casos estão interligados? Quem são os caras que tentam matar Venício? Será que esse tal Anatole é mais do que parece?
Falar em DEIC tinha sido uma mancada, uma dessas ratas que dou de vez em quando. Queria ser um tira perfeito, só fazer as perguntas adequadas, dar informações seguras, não comprometedoras, com fazem os mocinhos do cinema, das revistas e dos pocket-books, mas não consigo. Se Marilúcia conhece bem a vida do filho e ele não tivesse trabalhado no DEIC, eu poderia ser desmascarado e ter de improvisar uma saída de emergência.
Gente como disse não esperava tanta coisa do livro já que peguei ele pela capa e para passar umas horinhas divertidas com um livro policial, e me surpreendi com a escrita do autor, (que era um completo desconhecido para mim) ele tem um jeito tão espontâneo e verdadeiro de escrever te fazendo viajar entre as ruas e os bairros da região norte de São Paulo como o Horto Florestal onde fica o batalhão onde Venício é lotado no Plantão, com descrições vividas sem ser entediantes no melhor estilo Noir.

É uma delicia acompanhar Venício em suas andanças pela cidade, a forma com que ele interage com as outras pessoas tanto em serviço, quanto com os amigos, me passou muita veracidade, e os perigos que ele passa me fez temer por sua vida, mesmo sabendo que era ele o narrador de sua própria história, e esse temor me fez devorar o livro, quando via já tinha passado em muito a hora de dormir, mas eu precisava saber as respostas. O livro me envolveu tanto que acabei até shipando um casal, e olha que isso nunca tinha acontecido comigo antes XD
O Garçom se aproximou a passos largos, botou as duas mãos sobre o balcão de alumínio e ficou me encarando , amável e simpático como um lutador de boxe diante do oponente no ringue. (...) 
As passagens mais divertidas são justamente as que acontecem no ambiente que quase um 'cartão postal' da cidade,  os restaurantes de pf (prato feito), era cada biboca que só por Deus mesmo, tem um local que na hora que ele descreveu me vei na hora lembranças, aquelas casinhas com portão baixo, é uma coisa meio de memória afetiva sabe, parece que fora dos bairros luxuosos é tudo bem igual em qualquer bairro. A título de curiosidade eu vivi em Pirituba.

Talvez só uma coisa pode desagradar um pouco para algumas pessoas, como o livro tem uma pegada mais realista, não espere um final mirabolante, com explicações mega elaboradas para te explicar algo que o livro não tinha te contado até agora, para você sair do livro com aquela cara de wow nunca pensaria nisso. No meu caso eu fiquei também um pouco perdida no tempo, parece que o Venício anda demais pela cidade em pouco tempo, mas isso se reflete na minha própria ignorância no assunto, eu sou completamente distraída no trânsito (ainda bem que não dirijo) então para mim parece que levaria mais tempo.
Tem puta por aí que é mais direita que senador da República.
Isso não quer dizer nada. Mais honesto que senador qualquer um pode ser. (...)
Sobre o autor, gostei muito de conhecê-lo, sei que ele tem mais dois livros no mesmo estilo, e achei bem bacana porque de certo modo existe ago dele no Venício, os dois são formados de direito, o autor também foi policial civil, e depois delegado, então por isso podemos ver um pouco mais dos 'detetives' como eles são, e não aqueles seres mágicos o com ares de super-heróis. Ahh mas é claro que o livro é uma ficção então teremos sim umas forçadinhas de barra, se não a história ia ficar muito chata né ;)

Indico muito o livro para todos que gostam de um bom livro policial, com toques de noir, muita ação, e para conhecer um pouco mais da enorme cidade de São Paulo!

19 comentários:

  1. Vida Regressa é um livro que o autor narra bem Sampa, eu já li ele e me recordo um pouco da história.
    Venício é um personagem bem escrito ♥ Assim como toda história, os cartões postais todos bem colocados na história, eu achei esse livro muito bom! E ainda é meu gênero preferido, policial!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helana, que bom saber que já leu e tbm gostou do livro ♥♥♥♥

      Excluir
  2. Olaaaaa florrr!!! Não acredito que deu tanto trabalho para achar um livro escrito em Sampa! MDS! Na minha cidade eu nunca ia achar, fim do mundo no interior de Sampa, divisinha com Minas hahaha
    História policial tem todo o seu charme né? E que super esperta você é por não formar shipp, acredite em mim, não faça isso! Só sofrimento no coração!
    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Gisele, tbm moramos no interior de SP perto de Minas ♥ mas sorte que nascemos na capital, hahaahha.

      Excluir
  3. Eu não conhecia o livro, a capa é mesmo linda. Que bom que valeu a pena a leitura. Gostei muito da resenha e fiquei intrigada pela hinstória.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o Minhocão né? A cor cinza combina muito bem com a cidade, sem falar no tema de mistério lembrando um clima noir <3

      Excluir
  4. Olá!
    Muito bom trazer a tona esse livro até então desconhecido para mim. A narrativa parece ser muito intrigante, e acho que a obra deve apresentar uma visão social a respeito da cidade de São Paulo.

    ResponderExcluir
  5. Oi tudo bem?
    Não conhecia o livro mas também não leio muitos livros policias. É maravilhoso quando o livro nos surpreende né? Gostei bastante por ele se passar em Sampa, vou anotar a dica.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá! Não conhecia o livro, e se não fosse pela resenha talvez eu nem prestasse atenção se o visse por aí. Mas gostei da tua resenha e a história me interessou.

    ResponderExcluir
  7. Puxa, que interessante essa "dica" de livro. Gostei muito dessa ideia de buscar um livro que se passe em minha cidade natal. Eu sou do Rio, então para mim é bem fácil encontrar, já que boa parte da literatura do século XIX acaba tendo o Rio de Janeiro como cenário (Dom Casmurro, Memórias Póstumas de Brás Cubas, Senhora, Triste Fim de Policarpo Quaresma, Memórias de um Sargento de Milícia, entre outros.). Mas eu moro em São Paulo há doze anos, então fiquei pensando em livro ambientado em São Paulo. De súbito, lembrei de um livro que li há não muito tempo, que se passa numa São Paulo distópica, do futuro (pensando na época em que o livro foi escrito, seria mais ou menos nos tempos de hoje, imaginados na década de 80, quando o livro foi publicado). É o "Não verás país nenhum", do Inácio de Loyola Brandão. É um livro sensacional, que recomendo demais!
    Beijos!
    https://teofilotostes.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. To chocada que tenha demorado a achar um livro que se passa em SP. Mas também é aquilo, quanto mais a gente procura, menos a gente acha.
    Eu adoro livros policiais e a premissa dessa parece ser bem boa. Sua resenha nos desperta mesmo a curiosidade por ele.
    Parabéns pelo texto, beijos.

    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderExcluir
  9. Oiii tudo bem??

    Não conheço o autor, nem o livro, mas amo autor nacional. Tenho bastante carinho.
    E saber que te surpreendeu me deu mais vontade de ler, adoro o genero e espero conferir a historia em breve.
    Adorei a resenha.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  10. Oi Daniele.

    A história parece ser muito boa, pois sua resenha deixou uma enorme vontade de ter o livro e começar a leitura. Ainda mais porque tenho poucos livros do gênero e pretendo me aventurar nele. Como não conhecia o livro, já adicionei na lista de desejados.

    Bjos

    ResponderExcluir
  11. Ainda não li esse livro, mas tenho muito interesse nele, adoro livros policiais. Acho que você fez uma ótima escolha, já ouvi muito elogios à obra.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  12. Esses desafios são ótimos para nos tirar da zona de conforto e nos dão a oportunidade de descobrir novos títulos e novos autores. Parabéns pelo desafio, pela descoberta e pela leitura e resenha. Também não conhecia mas livros policiais são sempre interessantes. Valeu pela dica. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  13. Oi, Tudo bom?
    Adoro enredos policiais, são sempre cheios de reviravoltas. Amei a indicação <3

    Abraços, Jose Marcos.

    ResponderExcluir
  14. Oiiiiii!!!

    Nossa depois de muitas expectativas conseguiu achar um ideal, parece ser um livro muito com e intrigante, não costumo ler livros assim,, mas ultimamente minha vontade vem aumentando a cada resenha. Amei.

    Um beijo

    ssurrandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi, Tudo bom?
    Não conhecia esse livro nem o autor, mas fico feliz que tenha gostado, vou anotar o nome dele para quem sabe também ler, pois parece ser muito bom.
    Beijos, Joyce de Freitas.

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Provavelmente deve ter sido difícil mesmo encontrar uma obra que se enquadrasse no quesito, mas fico muito feliz que você tenha achado ele de repente. Eu tenho mania de fazer compras ou escolher leituras pela capa, então sempre tenho surpresas com a leitura por não saber do que se trata kkkkk
    Eu não sei dirigir e nem andar muito bem em SP (morava em Ferraz de Vasconcelos), mas acho que teria essa sensação de a personagem rodar demais por ai, me perdendo um pouco.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir