quinta-feira, setembro 28

(HQ) Moby Dick

Título: Moby Dick
Arte e Adaptação: Chabouté
História Original: Herman Melville 

Gênero: drama


Olá caros leitores, aqui quem fala é seu amigo da vizinhança,  Andrei Sorren, e falarei sobre um obra que conheci quando criança através de um filme... MOBY DICK! Minha primeira paixão na vida foram os filmes e depois vieram as histórias em quadrinhos e mais tarde os livros.

Então conheci Moby Dick através do filme de 1956 dirigido por John Huston e atuado por Gregory Peck (Capitão Ahab), Richard Basehart (Ishmael), e como diria o narrador da sessão da tarde “grande elenco” :v brincadeiras a parte o filme contou com uma ponta do grande diretor Orson Welles (Pastor Mapple) onde em uma bela cena antes de embarcarem pra grande jornada, ele prega sobre Jonas e a baleia, uma cena muito bem feita com um cenário incrível, e ela nunca saiu da minha mente.

Filme de 1956

Fora o filme vi várias menções ou adaptações tanto para desenhos animados quanto para HQs, como o Tio Patinhas como Ahab.

Mas tudo começou com um livro escrito por Herman Melville. Inspirado na história real do naufrágio do navio Essex, comandado pelo capitão George Pollard, quando este foi atingido por uma baleia e afundou.

Essa história real é contada no livro No Coração do Mar (título original: In the Heart of the Sea: The Tragedy of the Whaleship Essex) do historiador americano Nathaniel Philbrick, no qual ele narra em detalhes a tragédia do navio baleeiro Essex que, em 1820, foi abalroado por uma baleia no Pacífico, vindo a afundar a história serviu de inspiração para Herman Melville escrever seu clássico Moby Dick e para o filme In the Heart of the Sea, de 2014. Filme e livro excelentes. 

Melville deu o nome da baleia ao livro, que havendo sido ferido várias vezes por baleeiros, conseguiu destruí-los. O livro foi revolucionário, com descrições perfeitas e reais. Reflexões pessoais e grandes trechos de não ficção, sobre variados assuntos, como, métodos de caça a , arpões, detalhes sobre as embarcações, funcionamentos e armazenamento de produtos extraídos das baleias. É Considerado um dos maiores romances Norte Americano.
'Trate-me por Ishmael".
Provavelmente se essa obra fosse lançada hoje poderia ser muita negativada e até mesmo jogada ao esquecimento já que praticamente ela ensina o passo a passo de como caçar uma baleia. Mas tenha em mente que o óleo da baleia era o petróleo de sua época e totalmente necessário pra combustíveis.

A alguns anos atrás ouvi falar de uma nova adaptação para HQs na França, e já tinha visto páginas na internet, achei as páginas lindas e sinceramente nunca achei que leria. Primeiro, por ser uma adaptação pra HQs que pra mim
costumam ficar bem rasas, e outra, nunca imaginei que alguma editora traria essa obra para o Brasil.

Daí surgem 3 amigos...

Os 3 Amigos.
Fãs de HQs, filmes e livros, resumindo, eles são como eu, fãs de histórias não importando o formato. Criaram um canal no youtube e depois uma editora, a história virou mito e depois lenda e finalmente anunciaram a belíssima obra do francês Chabouté, adaptando o livro para quadrinhos.

E na minha mais sincera opinião ele foi tão bem sucedido quanto a adaptação cinematográfica. A essência da trama esta lá, o medo e obsessão do Capitão Ahab arrastando seus homens para o inferno de água, que foi a jornada de vingança contra uma força da natureza, onde ele somente queria sobreviver

Conhecer essa trama na infância me fez ver como uma obsessão por algo pode gerar a queda mais alta, isso ficou gravado em minha mente. O lápis de Chabouté consegui trazer de volta tudo que senti vendo o filme e lendo o livro, e de como criou novas imagens e medos em minha mente. A edição da editora Pipoca e Nanquim tem um cuidado primoroso, valendo cada centavo gasto.

Recomendo fortemente essa HQ.







9 comentários:

  1. Olá!
    Eu sempre gostei de histórias de aventura, principalmente na infância. Não foi diferente com Moby Dick! Aliás, eu tinha pavor de pensar numa baleia perseguindo pescadores. Mas, passada a infância, sempre assisti os filmes que retratavam essa história. E acabei assistindo também No coração do mar, filme belíssimo sobre a história. Agora, tenho o livro e ele já aguarda a leitura!
    Muito boa a sua postagem, deu pra viajar no enredo de Moby Dick e se sentir dentro do livro.
    Abração,
    Drica.

    ResponderExcluir
  2. Eu amo a história de Moby Dick, é algo muito interessante para mim. Essas histórias de aventura, exploração são demais. Ainda não li a HQ, mas sou muito curioso para ler, parece ser espetacular :)
    By: Caio

    ResponderExcluir
  3. Aaah! Como eu amo HQS's! Ainda não li nenhuma de Moby Dick mas essa está a coisa mais linda! Já li o livro e pretender ler a hq sim! Bjs e até a próxima!

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    Não conhecia essa HQ, mas fiquei curiosa. Eu não tenho muito costume de ler HQs e as mais recentes que li, foram de super heróis, mas foi uma experiência muito boa e pretendo continuar. A resenha está ótima, obrigada pela dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Meu conhecimento sobre Moby Dick começa e termina no fato de ser uma baleia... KKK'
    Quem sabe quando eu der uma desafogada nos livros que estão esperando aqui eu não pegue esse...

    ResponderExcluir
  6. Q bom que temos obras como está, que reabre um clássico para novas gerações. Q a HQ não seja um fim em si, mas que sirva de inspiração para a leitura da grandiosa obra de Melville.

    ResponderExcluir
  7. Já estou com vontade de ter essa HQ! Comecei a ler recentemente esse formato e estou amando!

    ResponderExcluir
  8. Nossa, eu adoro HQs e tenho ficado muito feliz de ver histórias tão conhecidas sendo relançadas dessa forma. Eu não sabia sobre esse lançamento, mas fiquei empolgada. Faz até mt tempo em que não via nada sobre Moby Dick. Nossa, acho que desde meu primeiro ano do ensino médio e olha que lá se vão 7 anos de formada haha
    Adorei o post. Beijos.

    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderExcluir
  9. eu AMO moby dick, ja li várias vezes e nao sabia que tinha hq <3

    ResponderExcluir