segunda-feira, janeiro 23

(Revelação) #30 Livro que marcou sua infância

Olá amores,

Nosso desafio de hoje é muuito fofo, vamos relembrar aquele livro que tanto nos encantou quando eramos crianças, para quem lembra pode ser seu primeiro livro, para quem já não tem mais certeza pode ser aquele livro que você guarda com carinho em suas lembranças.

Mas acho que ainda teria uma terceira probabilidade, existe aqueles livros que transpiram infância, mesmo que não tenhamos lido eles quando eramos crianças, como os contos de fadas e fábulas, como Pinóquio, outro livro seria O Pequeno Príncipe, que nós do Poyo ainda não lemos, mas crescemos assistindo ao desenho animado que passava no SBT, então consideramos que ele faz sim parte de nossa infância.

Vamos aos escolhidos:

Dani escolheu: Alice no País das Maravilhas, Lewis Carroll
Essa não foi meu primeiro livro, li outros daqueles com ilustrações enormes e no máximo cinco linhas de texto, mas guardo esse com muito carinho porque foi o primeiro livro que retirei na biblioteca da escola, tinha 6 anos (é uma pena que não consegui me lembrar como era a capa da edição) e depois desse vários outros foram retirados e consegui até mesmo completar meu cartão da biblioteca, fico até com medo dessa releitura me fazer perder o encanto.

Sinopse: Este livro é uma das mais famosas obras-primas da literatura universal destinada ao público infantil.Alice no País das Maravilhas (1865)cas e lúdicas sobre a realidade e a linguagem. Explorando a aparente ausência de sentido em sentenças gramaticalmente corretas, Lewis Carrol foi um dos pioneiros na pesquisa de uma nova ciência do discurso, por meio da simbolização.Aparentemente destinada às crianças, na verdade oculta questionamentos de toda espécie, lógicos ou semânticos, problemas psicológicos de identidade e até políticos, tudo sob a capa de aventuras fantásticas.Esta edição apresenta as famosas ilustrações originais, criadas por John Tenniel.


Carol escolheu: A Herança de Hastur, Marion Zimmer
Revirei minha memória e não me lembrei de nehum livro que tenha marcado minha infância, até que li bastante na 5° série, coleção vagalume e alguns livrinhos, mas não tenho vontade em reler-los, então escolhi um dos livro que marcou minha adolescência, esse que é o melhor da série Darkover.

Sinopse: A história gira em torno do estranho relacionamento de amor e ódio entre o Império Terráqueo e os descendentes de colonos há séculos esquecidos em outro mundo, Darkover.

Neste livro é contada parte da história da tradição de Hastur e da confrontação entre aqueles que queriam barganhar o seu mundo em troca das glórias da ciência das estrelas e os que desejavam preservar o poder especial
da matriz.

Vocês tem algum livro que marcou sua infância, adolescência ou seu início na vida de leitora? Compartilhe com a gente!

21 comentários:

  1. Que coisinha mais linda essa postagem menina, fiquei apaixonada pelos livrinhos que marcaram sua infância, não conhecia nenhum destes e espero um dia conhecer.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  2. No meu caso foi O Mágico de Oz, lia e relia todas as férias rsrsrs. =)

    Um beijo,
    Aline - Livro Lab

    ResponderExcluir
  3. O Leão da Noite Estreladas e 12 Horas de Terror! <3 Foram dois livros que eu amava ler e reler quando tinha 11 anos. Sempre que ia na biblioteca e não encontrava nada que me chamasse a atenção eu retirava um dos dois.

    Beijos e até logo! ;)

    ResponderExcluir
  4. Oie!
    Adoro desafios assim!
    O livro que marcou a minha infância foi o Fantasma da Meia Noite do Sidney Sheldon. Foi um dos primeiros livros de livraria que li, até então, eu só estava lendo os romance de banca.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  5. Oii!

    Muito legal e saudoso esse tema... Um livro que me marcou a infancia foi o Sr. Berinjela hahahahahha. Ganhei de uma professora e adorei!
    Gostei dos livros escolhidos <3

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Meninas, os livrinhos da Coleção Vaga-Lume têm um cantinho super especial no meu coração até hoje. Volta e meia falo sobre algum no Literatura de Mulherzinha. Junto com os contos de fadas e histórias em quadrinhos, formam a base inicial da leitora (compulsiva) que sou hoje :) Lindas escolhas! Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Muito bom relembrar os livros da infancia ne?
    Eu confesso que nao lembro mto bem dos que eu li, mas adorei as suas indicações.
    Lindo post.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  8. Adorei essa postagem!
    Me fizeram lembrar dos meus livros favoritos de infância!!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  9. Entre os dois livros, escolho o de Alice no país das maravilhas, na verdade, uma das últimas aquisições que fiz foi Alice e o Espelho, uma edição muito fofa de clássicos! Vai ser ótimo reler a história! Um abraço,
    Drica.

    ResponderExcluir
  10. Oi meninas.
    Eu não lembro qual foi o meu primeiro livro, mas lembro que li muito os gibis da Turma da Mônica, conta? rs
    Estou com um livro da Alice para ler aqui e estou ansiosa. Espero gostar.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. OOi!
    Que desafio mais amooor!
    Ameei!
    O meu seria A Menina e o Elefante. Ele me marcou pois na época, como eu ainda era bem nova, achei o máximo ter lido um livro com mais de 100 páginas. kkkk Gostaria de relê-lo.
    beijoos!

    ResponderExcluir
  12. OOi!
    Que desafio mais amooor!
    Ameei!
    O meu seria A Menina e o Elefante. Ele me marcou pois na época, como eu ainda era bem nova, achei o máximo ter lido um livro com mais de 100 páginas. kkkk Gostaria de relê-lo.
    beijoos!

    ResponderExcluir
  13. Oiiii,
    Amei seu blog!
    A coleção de Monteiro Lobato toda, especialmente as Reinações de Narizinho! Amava!!!
    Mila, quase 59 anos!

    ResponderExcluir
  14. Nossa, adorei o post. Ainda mais por não ter conhecido ainda A Herança de Hastur, e que adorei a sinopse. Parece ser bem divertida e leve. O livro que marcou minha infância foi O Pequeno Coração, que nem lembro o autor no momento.

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Meu primeiro livro quando criança foi A Droga da Obediência, do Pedro Bandeira. Fiquei fissurada naquela história, e desde então, não parei mais!

    ResponderExcluir
  16. Ai que livros lidos que marcaram a infância de vocês. A que me marcou com certeza foi Sítio do Pica Pau Amarelo e quase tudo do Monteiro Lobato haha Ainda lembro que meus pais liam para mim e adorava.
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Gente, vocês são tão cult com a infância marcada por esses livros! Eu lia A droga da Obediência...rs. Mas lembro de ter amado "O menino do dedo verde" e "E agora, mãe?".

    ResponderExcluir
  18. Que post mais fofo e saudoso ter um livro que marcou a sua infância!! Eu amei saber os escolhidos, até porque eu nunca li essa versão de Alice. Obvio que connheço a história e vi todos os filmes, mas nunca li esse livro, o que é uma vergoha. Beijos

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Lembro que um livro que marcou a minha infância foi uma coletânea de crônicas da Disney, onde minha mãe contava um por dia, antes de dormir, simplesmente amava!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Oii gente! Adorei o post e conferir os escolhidos de vocês <3 Infelizmente a leitura não era algo muito valorizado e influenciado pela minha família. Mas lembro de um livro que simplesmente amaaava e reli várias e várias vezes com meus 9/10 anos, A Bagagem do Vovô! Simplesmente lindo.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bem?
    Adorei o post, principalmente ler suas escolhas. No meu caso o livro que mais me marcou foi "Confissões de um Vira-Lata" do autor Orígenes Lessa. Ele conta a história do dia-a-dia de um vira-lata sem nome, que mora em uma lata de lixo e que sempre observava os cachorros passeando de coleira, pois eles tinham uma família, e um dos seus sonhos era ter uma família também. Lembro até hoje o quanto fiquei emocionada com o desenrolar da história, pois mostra de uma maneira bem perspicaz sobre o comportamento do humano através da visão e sentimentos de um cachorro abandonado. É um dos livros que guardo com muito carinho mesmo.

    Abraços

    http://www.viciadosemleitura.blog.br/

    ResponderExcluir