quarta-feira, setembro 21

(Maravilhoso Mundo King) Cujo, o Cão Raivoso

Cujo, o Cão Raivoso
Stephen King
Drama, Terror

Sinopse: Um enorme cão São Bernardo, era um bom cachorro e não teve culpa de ter sido mordido por um morcego contaminado com raiva. E menos ainda que o mal só tivesse sido percebido quando não havia mais remédio. O que se seguiu foi inevitável, um sucessão de mortes pavorosas e como acontecimento-chave os momentos de horror passados por uma mãe e seu filho de quatro anos presos dentro de um pequeno carro durante dois dias escaldantes e noites, enquanto do lado de fora um cão danado os vigiava!

Olá hoje teremos mais uma resenha de um dos clássico do Mestre King, lembro, quando era criança, que esse filme mexia com meus nervos, acho que com os nervos de muitas outras pessoas, já que a Raiva se tornou até mesmo causa de apocalipse zumbi,  e quem nunca ouviu alguma lenda urbana do Cão Raivoso.
Tad Trenton, de quatro anos de idade, acordou pouco depois da meia-noite, em maio deste ano, porque precisava ir ao banheiro. Saltou da cama, ainda tonto de sono, e encaminhou-se para a porta entreaberta que deixava escapar um feixe de luz e, já no caminho, ia abaixando as calças do pijama. Urinou bastante, puxou a descarga e voltou para a cama, onde puxou as cobertas. E foi ai que viu a criatura no seu closet.
O livro começa com Vic, um publicitário, indo acudir seu pequeno filho Tad em seus terrores noturnos, mas essa não é a maior preocupação de Vic, sua empresa corre o risco de perder seu único cliente importante, sua mulher, Donna, detestou ter mudado de NY para o Maine, e de ter que ficar sozinha enquanto o marido viaja constantemente o que só ajudou Donna a se aventurar sexualmente com um desconhecido. No meio de tudo isso um pequeno problema no carro pode ser o pior problema que essa família pode ter.

Paralelo à família Trenton, temos Cujo, um simpático São Bernardo, que também vive com uma família problemática em uma oficina mecânica, mas para ele estava tudo bem, tinha comida e podia correr por aí, e um dia correndo atras de um coelho, a tragédia acontece, Cujo é mordido por um morcego contaminado pela Raiva.

Quando essas duas histórias se cruzam, é que o bicho pega (com o perdão do trocadilho)

Mais uma vez King pecou por escrever demais, o livro acabou ficando dividido claramente em duas partes, o começo bem enrolado, e, porque não, chato, contando a vida de Vic e seus problemas, acho que a intenção era criar empatia, mas não funcionou para mim, acabei ficando com a impressão que Vic era um bundão (desculpe o palavreado XD) e Donna uma fútil e relapsa. Já na outra família (núcleo Cujo) a história era mais interessante: temos uma mãe vítima de violência e seu filho cada vez mais influenciado pelo comportamento bronco do pai, que com jeito consegue colocar um plano de fuga em andamento.

Na Segunda parte temos a verdadeira ação com Donna e Tad presos em um carro em pleno verão, quase sem água ou comida por uns dias sendo atacados por um cão ensandecido que quer claramente mata-los. É aqui que o livro fica muito bom, te prendendo, com coisas acontecendo a todo momento, e é onde Donna brilha, mostrando toda a sua carga psicológica, tendo que lidar com seu filho pequeno, seus próprios medos, e mexer com esse psicológico que me faz gostar tanto de King, outra coisa que eu gosto nessa parte é poder ver relances da visão e dos pensamentos do Cujo, e seria bem legal se tivesse mais disso no livro.

Indico o livro para todos que gostam de explorar o psicológico de pessoas colocadas em condições extremas, porque nesse quesito King arrasa. 


PS: Hoje é dia do aniversário do Rei King, e eu desejo muitos anos de vida, porque sou egoísta e quero muito mais livros ainda XD.

A Carol, aproveitou para homenagear o mestre, com essa linda ilustração, onde vemos Cujo, Pennywise, Christine.

Parabéns Steve o//

14 comentários:

  1. Oi, Daniele!
    As obras de King são um espetáculo! Gosto de cada uma delas e fico muito feliz por ele ter o reconhecimento que merece por cada história maravilhosa!
    Amei a resenha, voltarei mais vezes ;)

    Sucesso com o blog sempre!
    Beijos, Belle.
    floraliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oie
    Eu amo os livros do Stephen King.
    Cujo é tenso hehehhe
    O livro é ótimo, os filmes baseados obras do autor são bons, mas os que ele dirige, são bem fraquinhos heheh
    Gostei da resenha
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oiii Daniele, tudo bem?
    Menina eu fiquei encantada com essa obra do King, essa eu não conhecia e dessa maneira despertou muuuuito meu interesse, não vejo a hora de trocar meus livros parados na estante pelos do King.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Pois é, eu li um livro do Stephen e não curti, acho que depende muito de qual história é, mas entendo que você não tenha gostado porque a segunda parte realmente chama mais a atenção do que a primeira. E tem filme?

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem um filme sim, é de 1983, eu cheguei a assistir quando era criança, mas não me lembro muito bem, acho que vou aproveitar que outubro quero fazer algo para o Halloween para rever.

      Excluir
  5. Oi Dani
    Então, sou mega medroso, por isso, por mais positiva que a sua resenha fosse, eu provavelmente ainda não me aventurar nesse livro. Cachorro meio endiabado. Deus, da pra mim não.

    Abraços
    David
    Territorio Geek Nerd

    ResponderExcluir
  6. Dani, tudo bem?

    Menina, ainda não li esse livro. Já morro de medo em todos os filmes baseados na obra do King, imagina quando leio os livros dele...Cujo está na lista, embora.

    A resenha está ótima, e a ilustração, um show! Parabéns!

    Beijo

    Leitoras Inquietas

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Ainda não li nenhuma das obras do King (sou de outro mundo), mas fiquei bem curiosa com a premissa do livro. Ainda não li nada parecido e isso me chama muito a atenção
    Quero muito conferir o psicológico dessas pessoas que foram colocadas em situações extremas para ver como irão reagir.

    https://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Nunca li nada do King por ele ser o rei do terror e eu ser a rainha madrosa rsrs. Mas já li algumas resenhas onde as pessoas têm a mesma opinião: ele peca no enche linguiça, escrevendo demais coisas sem importância, que poderiam ter ficado muito bem fora do livro.
    Bjo
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Você acredita que eu nunca li nada do King justamente por eu ser uma pessoa medrosa demais?
    O livro parece interessante e tudo mais, mas definitivamente não faz em nada o meu estilo.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  10. Ola Dani que premissa apavorante confesso que até fiquei com medo, ainda mais vendo a imagem da mãe com o filho, não li ainda nada do mestre pois foge um pouco dos gêneros que normalmente leio, pretendo ler algo do autor mas não com essa história fiquei com medo. ótima resenha. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  11. Oie
    eu adoro o autor mas esse eu não conhecia, parece ser uma leitura muito legal como sempre, espero poder ler em breve e gostar muiito

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oie
    Tudo bem?
    Eu tenho uma relação de amor e odio pelo Stephen King meu irmão tem uma porção de livros dele e eu acabei lendo somente 2 é cada calhamaço '-' tem gente que gosta mais eu acho que algumas vezes ele peca demais prendendo o leitor em uma coisa que já deu,
    Enfim gostei da resenha é uma dica bacana eu pretendo ler pelo menos as obras do King que tem aqui em casa essa é uma das quando eu ler eu passo por aqui e digo o que achei.
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  13. Olá.
    Nunca li nada do King, mas quero ler algo dele para conhecer sua escrita.
    Infelizmente esse livro não me conquistou na premissa, acho que não seria bom começar por esse.
    Agora para tuuudo. Carol, a ilustração ficou PERFEITA. Parabéns, você é simplesmente muito talentosa.

    ResponderExcluir