segunda-feira, abril 18

(Resenha) #15 A Estrada

A Estrada
Cormac McCarthy
Editora Objetiva
Drama, Suspense
"Eu queria estar com a mamãe.
Ele não respondeu. Sentou-se ao lado do vulto pequenino embrulhado nas colchas e nos cobertores. Depois de algum tempo ele disse: Você quer dizer que queria estar morto.
É.
Você não deve dizer isso.
Mas eu queria."
Em um cenário pós-apocalítico, temos pai e filho andando por um estrada deserta, a paisagem é coberta de cinzas, algo catastrófico aconteceu quase ninguém sobreviveu, não há comida, e os sobreviventes chegaram ao seu limite, não se pode confiar em ninguém na estrada.

Eles seguem para o sul, conferindo sempre seu mapa e nunca se afastando muito da estrada, o essencial eles guardam em suas mochilas caso precisem abandonar o carrinho de compras com o restante de suas coisas. Além disso o Homem guarda consigo um revolver com 2 munições em caso de emergência. Pelo caminho procuram por comida em lugares abandonados e se escondem de quem aparecer no caminho deles.

"Quer que eu te conte uma história?
Não.
Por que não?
O menino olhou para ele e desviou o olhar.
Por que não?
Essas histórias não são verdadeiras.
Elas não têm que ser verdadeiras. São histórias.
E. Mas nas histórias estamos sempre ajudando as pessoas e nós não ajudamos as pessoas."
Cormac escreve a sua história sem capítulos, te joga em um cenário que você não sabe o que aconteceu e nem vai saber, seus personagens não tem nome e os diálogos são curtos e monossilábicos. Achei que o livro poderia ter mais ação, a história ia se passando os "Caras maus não apareciam"e nada acontecia, a leitura não fluiu muito para mim. Assim como ele não nos contou o que aconteceu, também não se aprofundou muito nos personagens, dá pra ter uma ideia da aflição dos dois, mas as descrições são bem superficiais.

 Apesar das poucas páginas me arrastei para conseguir terminar, e foi pelo desafio! Pra quem gostou do livro reconheço que os personagens são bem humanos assim como a própria atmosfera é bem coerente com um desastre real, as pessoas tendem a ficar mais introspetivas, talvez por isso tenha ganhado o prêmio. Há um filme sobre o livro, que foi lançado em 2010, pelo jeito não tem muita ação igual ao livro.

Cena do filme
"Queridas pessoas, obrigado por toda esta comida e tudo mais. Nós sabemos que vocês guardaram para vocês mesmos e se estivessem aqui a gente não ia comer por mais que estivéssemos com fome e sentimos muito por vocês não terem podido comer e esperamos que vocês estejam a salvo no paraíso com Deus."

12 comentários:

  1. No começo da resenha o livro me pareceu interessante, até você falar que o autor não revela o que aconteceu e os personagens não tem nome..me pareceu que isto deixou a história confusa.
    Apesar de ter me interessado no inicio e gostado da capa, não leria.
    Vou ver se encontro o filme pra assistir, apesar de ter a sensação de que vou me decepcionar, rsrsrsrsr

    www.detudopouco.com.br

    ResponderExcluir
  2. Tinha me interessado por esse livro a um tempo atrás, mas não surgiu nenhuma oportunidade. Sendo assim, confio no seu veredicto, acho que também não vou ler!

    ResponderExcluir
  3. Oie!
    NOssa, depois dessa nota, não vou pegar esse livro para ler. Realmente a trama não me chamou a atenção, e vou deixar para outra oportunidade. Que pena que não gostou tanto assim do livro.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  4. Oi
    Tudo bom?
    Faz muito tempo que não leio livros com cenário pós apocalíptico. Li vários um tempo atras e acabei saturando... Mas esse ai realmente não me animou a ler.
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Ooi! Tudo bem? Confesso que de início achei a história interessante, mas depois de ler toda a resenha e ver sua nota, creio então que a leitura não fluiria como eu pensei. Eu não gosto de livros em que os diálogos são soltos e principalmente sem os nomes dos personagens... Não sei, acho que se a gente não sabe o nome deles, a história fica confusa e você não se conecta com os personagens como o esperado.
    Gostei da resenha, viu?
    Beeijos

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    A capa chamou minha atenção. Mas conforme fui lendo a resenha e a nota final, com certeza vou passar longe.
    Complicado quando fica sem explicação e a leitura não flui. Eu já nem sei se insistiria até o final.
    Gostei da sinceridade em sua resenha.

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Hello!
    A premissa do livro me pareceu interessante, já que amo distopias e pós-apocalípticos e me lembrou, de longe, alguma coisa de O livro de Eli, não sei pq.
    Mas fiquei um pouco com pé atrás já que vc nao gostou.. não gosto de leituras arrastadas e muito menos de personagens que não são marcantes e de personalidade.
    Bj

    ResponderExcluir
  8. Oi,
    Esse não é o gênero de livro que curto mt, mas depois da sua resenha tenho certeza que não irei ler. Detesto livro que se arrasta!!
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  9. oi

    eu não li o livro, mas olha, vou te dizer que o filme também se arrasta assim, é bem cansativo viu....

    adorei a tua resenha, me vi assistindo ao filme, relembrei através das fotos!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  10. Já vi várias promoções desse livro, mas nunca comprei porque tinha medo de ser tão parado quanto o filme, tentei assisti-lo 3 vezes e nas três dormi! hahaha
    Sua resenha me fez ter a certeza que é como o filme!
    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Só pela sua resenha sei que vou dormir tanto no filme como no livro. Não gosto de histórias paradas, tem que acontecer alguma coisa, qualquer coisa. Seu post refletiu bem como é o livro: tem poucas coisas a dizer, rs.

    ResponderExcluir
  12. Normalmente eu curto muito essas narrativas pós-apocalípticas, mas a verdade é que esse livro não chamou a minha atenção. Não me interessei pela premissa, mas achei a capa bem interessante. Enfim, creio que essa leitura seria um pouco cansativa para mim. Adorei a resenha!

    Tatiana

    ResponderExcluir