sexta-feira, abril 8

(Dica) #16 Um livro Baseado em Uma História Real

Oi pessoal.

Então já escolheram um Livro com uma História Baseada em Fatos Reais? Não é tão difícil achar, né? Tantas histórias acontece na vida real que até parece coisa saída da imaginação de alguém, não faz muito tempo estava lendo uma sinopse, e nela falava de uma guerra que durou Cem anos, a construção de um glorioso templo, que quem não conhece a Guerra dos Cem Anos entre França e Inglaterra poderia achar que se trata de um livro de fantasia.

Também temos livros com dramas, catástrofes naturais, guerra, grandes casos jurídicos e até mesmo relatos de casas mal-assombradas, porque não. Agora vou deixar umas dicas com vocês:



Instinto Assassino - William Randolph Stevens 
Ganhei esse livro de um grande amigo, é um suspense policial muito bom, e imersivo, as vezes você pensa como pode existir alguém assim, dai eu lembro de casos muito parecidos que aconteceram aqui no nosso país e lembro que pessoas assim existem!

Sinopse
Uma história verídica, que revela a crueldade de um homem dominado pelo sadismo e pelo ódio extremo. durante três anos de casamento, aquele jovem e talentoso médico – considerado um profissional modelo e um homem normal pelos colegas – aterrorizou impiedosamente a mulher e o filho. quando por fim ela conseguiu abandona-lo, ele tramou sua vingança idealizando o crime perfeito, no qual a torturaria lentamente até a morte. mas o destino lhe reservara uma amarga surpresa.




Sobrevivi para contar - Immaculée Ilibagiza
Acho que os relatos de sobrevivência são os que normalmente mais emocionam as pessoas, principalmente os de guerra, este livro conta um pouco de uma das guerras mais sangrentas do continente africanos.

Sinopse 
Esta é a história de uma mulher extraordinária, a jovem africana Immaculée Ilibagiza, que, aos 22 anos, sobreviveu ao massacre de seu povo. Confinada num banheiro durante três meses, junto com mais sete mulheres, ela lutou contra o medo e o desespero, ouvindo as vozes dos homens que queriam matá-la.
Em 1994, a Ruanda viveu um dos mais sangrentos genocídios da História. Conflitos étnicos ancestrais se transformaram num holocausto, em que mais de um milhão de ruandeses foram barbaramente assassinados. Da noite para o dia, a vida de Immaculée mudou de forma radical. Os jovens hútus, que antes eram seus vizinhos, colegas de turma e até amigos, se transformaram em caçadores, treinados para matar e torturar todos os tútsis que encontrassem pela frente. Como ela conseguiu escapar da morte é um mistério além de toda compreensão.
Mas conseguiu: não só sobreviveu como não perdeu sua humanidade. Immaculée é a prova de que somos capazes de superar os traumas mais profundos por meio da fé e da espiritualidade. Seu relato de sofrimento, esperança e vitória é uma inspiração a todos.





1808 - Laurentino Gomes
Sempre fui louca para ler essa trilogia do Laurentino, sempre achei que nossos autores deviam olhar mais para nossa história para tirar estórias, com os norte-americanos usam a guerra civil deles para escreverem ou os japoneses que também usam muito de passagens históricas do país deles. Então preciso ler esse livro para ver um pouquinho mais da nossa história.

Sinopse
Nunca algo semelhante tinha acontecido na história de Portugal ou de qualquer outro país europeu. Em tempos de guera, reis e rainhas haviam sido destronados ou obrigados a se refugiar em territórios alheios, mas nenhum deles tinha ido tão longe a ponto de cruzar um oceano para viver e reinar do outro lado do mundo. embora os europeus dominassem colônias imensas em diversos continentes, até aquele momento nenhum rei havia colocado os pés em seus territórios ultramarinos para uma simples visita - muito menos para ali morar e governar. Era, portanto, um acontecimento sem precedentes tanto para os portugueses, que se achavam na condição de órfãos de sua monarquia da noite para o dia, como para os brasileiros, habituados até então a serem tratados como uma simples colônia de Portugal.


 
A Sociedade da Neve - Pablo Vierci
Gente adoro essa história, já li vários livros, assisti filmes, documentários a respeito desse caso, esse em especial não consegui ler ainda mas já estou a procura

Sinopse
Em outubro de 1972, um avião fretado da Força Aérea do Uruguai que rumava para o Chile se choca contra uma montanha nos Andes. Das 45 pessoas a bordo — a maioria fazia parte de um time de rúgbi amador —, 29 sobrevivem ao impacto, mas apenas dezesseis serão resgatadas, depois de improváveis 72 dias. Durante esse longuíssimo período, os sobreviventes ficam cercados por rocha e gelo, sem roupas apropriadas, sob temperaturas de até trinta graus negativos, abrigados no que restara da fuselagem depois da colisão. Famintos, lançam mão de um recurso extremo: alimentar-se dos corpos dos amigos mortos.
Dez dias depois do acidente, a primeira notícia que ouvem do mundo exterior por um radinho recém-consertado é que as buscas pelo avião foram abandonadas. Como se não bastasse, uma avalanche soterra a fuselagem partida. Os que conseguem sobreviver ficam enterrados vivos durante três dias. Sem outra alternativa, decidem sair de lá por si mesmos. Mas para isso será preciso escalar o paredão de gelo que os separa de um horizonte desconhecido — que pode ser a salvação ou a desesperança final.




Argo - Antonio Mendez e Matt Baglio
Esse livro ficou bem famoso com o filme que ganhou o Oscar recentemente, a história é uma daquelas que a gente não consegue acreditar que aconteceu de verdade, tamanha loucura.

Sinopse
Em 4 de novembro de 1979, os funcionários da embaixada dos Estados Unidos em Teerã são surpreendidos pela invasão de um grupo de militantes, que faz 52 reféns. Em meio à confusão, seis diplomatas conseguem escapar e encontram refúgio na residência do embaixador do Canadá. Mas Tony Mendez, especialista em disfarces da CIA, sabe perfeitamente que é apenas uma questão de tempo até que sejam encontrados. Para retirá-los do país, ele concebe um plano muito arriscado, digno de cinema. Disfarçando-se de produtor de Hollywood e apoiado por um elenco de agentes secretos, falsificadores e especialistas em efeitos especiais, Mendez viaja para Teerã a pretexto de encontrar a locação perfeita para um falso filme de ficção científica chamado Argo. Neste livro, ele revela todos os detalhes da complexa operação que aliou o alto escalão de Hollywood ao mundo da espionagem.

Livre - Cheryl Strayed
Mas uma história que virou filme, dessa vez é uma história de sobrevivência na natureza selvagem, aliás esta aí mais um tema que amo de paixão, assisto vários documentários de pessoas que sofrem algum acidente na natureza e de algum modo conseguem se salvar.

Sinopse 
Aos 22 anos, Cheryl Strayed achou que tivesse perdido tudo. Após a repentina morte da mãe, a família se distanciou e seu casamento desmoronou. Quatro anos depois, aos 26 anos, sem nada a perder, tomou a decisão mais impulsiva da vida: caminhar 1.770 quilômetros da chamada Pacific Crest Trail (PCT) – trilha que atravessa a costa oeste dos Estados Unidos – sem qualquer companhia. Cheryl não tinha experiência em caminhadas de longa distância e a trilha era bem mais que uma linha num mapa.
“Minha caminhada solitária de três meses pela costa oeste teve muitos começos. Mas, na realidade, minha caminhada começou antes de eu sequer imaginar empreendê-la, mais precisamente quatro anos, sete meses e três dias antes, quando estava em um pequeno quarto da Clínica Mayo, em Rochester, Minnesota, e soube que minha mãe ia morrer”, escreve a autora.
O contato de Cheryl com a vida selvagem tem antecedentes. Ao completar 10 anos, sua família mudou-se para a área rural de Minnesota. Não havia eletricidade, água corrente, banheiro interno – nada, entretanto, que se comparasse ao que enfrentou na caminhada solitária. Como se não bastassem a exaustão, o frio, o calor, a dor, a sede e a fome, Cheryl tinha ainda que enfrentar outros fantasmas. “Todo processo de transformação pessoal depende de entrega e aceitação”, afirma.

Então pessoal já leram algum livro baseado em fatos reais? Tem alguma dicas para nós? Nos fale aqui nos comentários vamos adorar conhecer seus livros favoritos.


13 comentários:

  1. Livre falam que é muito bom.
    E 1808 já li achei a narrativa arrastada, mas para quem gosta de história é uma boa.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Já assisti Argo e Livre. Mas ler nunca li nenhum desses. Poucos livros que li viraram filme. Eu acho. Nao gosto muito pois sempre acabo odiando o filme e livro e filme são duas coisas que amo muito. Mas sim existe muitas adaptações que valem a pena.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ótimas dicas. Já li livros baseados em fatos reais, e como você citou, acho que nossos autores poderiam explorar mais este lado, temos acontecimentos que dariam tramas maravilhosas...
    Eu sou louca para ler Argo e a trilogia do Laurentino também, me parecem bem interessantes.

    www.detudopouco.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá linda,

    Quero ler A Sociedade da Neve, mas nunca acho o livro para comprar.
    Argo eu já assisti o filme e quero muito ler o livro e fiquei curiosa em saber o que o Destino reservou para o "médico-modelo" de Instinto Assassino.

    Beijos,
    Instinto Assassino

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu tenho o péssimo hábito de não ler tantos livros baseados em histórias reais e isso me deixa chateada porque realmente são histórias boas e preciso dar uma maior atenção a elas. Eu li o 1808 e os seguintes e são maravilhosos, são livros que eu quero ler para os meus filhos quando eles estiverem estudando história no colégio. O Argo eu também li para um trabalho escolar e gostei bastante. Adorei também a sua primeira indicação. Vou anota-la.

    Abraços
    http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Instinto Assassino e a trilogia de Laurentino Gomes já estão na minha lista há séeeeculos! Me parecem livros super legais, tenho realmente muita vontade de ler.
    Li poucos livros baseados em fatos reais nessa minha curta vidinha, pois sou muito fã de fantasia, mas gostei muito da sua lista, você apresentou livros bem interessantes. :)

    www.magoevidro.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Nunca li nenhum deles... falam muito bem do 1808, né, mas sinceramente nunca tive interesse em ler.
    Bjk
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  8. Oi
    Tudo bom?
    Nunca li nenhum desses livros, apesar de ja ter ouvido falar bastante deles. Sempre li ficção, não lembro de ter lido um livro baseado em fatos reais...
    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Eu adoro livros baseados em fatos reais. Vira e mexe, acabo lendo algum.
    Desses eu já li Livre e Argo está na minha lista.
    Gostei do post e das dicas.

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Uau, só sugestão de peso! Eu gosto de livros baseados em história real (mas que não são exatamente uma biografia da vida da pessoa, mas apenas contando a história de momentos específicos). Esse LIVRE despertou bastante meu interesse, ainda não conhecia a obra.

    ResponderExcluir
  11. Nossa!!!!

    Só sugestão maravilhosa aí...eu não sou muito chegada às leituras baseadas em fatos reais, mas tenho que admitir que suas escolhas estão entre as melhores!!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?
    Nossa, esses livros todos sao baseados em fatos reais? Nao sabia mesmo!
    O unico que ja ouvi falar foi Argo e ja pensei em ler.
    1808 muita gente fala bem do livro, mas so agora que fui ver do que se trata.
    Post bem informativo.
    Beijos!

    Livros e Sushi • Facebook InstagramTwitter

    ResponderExcluir
  13. Olá!!

    Adoro assistir filmes baseados em histórias reais, mas livros foram poucos!
    A maioria que vc citou eu já ouvi falar, mas não li nenhum deles. Agora de imediato não me lembro dos que li... Mas anotei as dicas me me interessaram!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir