quarta-feira, abril 27

(#12MesesdePoe) Abril - Morela

Ilustração: Harry Clarke
Olá pessoal o conto escolhido para esse mês pela Ana foi Morela, vamos conferir?

Nessa história temos nosso narrador contando sobre sua mulher Morela, ela é uma mulher muito inteligente e que seu principal interesse são textos místicos e, por influência dela, nosso narrador também mergulha nesses escritos, mas ao longo do tempo ele sente que seu amor por Morela se esvai, Morela por sua vez amaldiçoa seu marido no leito de morte enquanto dá a luz a filha do casal.
O final é bem sombrio.
E então, hora após hora, eu me estendia a seu lado, imergindo-me na música de sua voz, até que, afinal, essa melodia se maculasse de terror; então caía uma sombra sobre minha alma, eu empalidecia, tremia internamente àqueles sons que não eram da terra. Assim a alegria subitamente se desvanecia no horror e o mais belo se transformava no mais hediondo, como o Hinnon se transformou em Geena.

Dani: Gostei demais desse conto, ele é o mais romântico dos escolhidos até agora, eu costumo falar que é uma história de transformação, que já li em outros contos de Poe, é quando uma pessoa vai aos poucos se transformando em outra, e esses contos costumam ser meus preferidos, Morela não foi diferente. Adoro o clima mais sombrio, fantasmagórico, os personagens, especialmente o feminino, parece ter uma leveza que a faz pairar um palmo do chão. O Final me surpreendeu, consegui imaginar a loucura desvairada do narrador.
A escrita desse conto é bem mais fluida e ao mesmo tempo é bem poética e bonita carregada de sentimentos e drama.

Carol: Achei esse conto muito romântico, ou ultraromântico. Logo no começo o narrador fala sobre as qualidades de Morela, mas que Eros não lhe jogou suas chamas, durante o conto seus sentimentos por ela vai sempre se transformando, amor, admiração, chegando ao ponto de desejar sua morte. Quando sua filha nasce ele vê que ela vai se transformando na própria mãe. Poe não foi muito bem no amor, e podemos ver um pouco de sua tristeza.

PS: A ilustração do post é do artista Harry Clarke para o conto Morela puliblicada em 1919, para quem quiser conhecer mais sobre as obras dele vou deixar um link

Para quem quiser acompanhar o desafio é só acompanhar os links
Facebook: Página | Grupo | Blog da Ana

15 comentários:

  1. Oi Dani e Carol, adorei conhecer a opinião de vocês sobre o conto escolhido dessa vez. E é claro que fiquei bem curiosa para conferir por conta própria também. Fiquei ainda mais intrigada por saber que o desfecho é sombrio. Infelizmente, não conhecia a história, mas quero procurar mais informações sim.
    Beijos, Fer ♥

    ResponderExcluir
  2. Oiii
    Confesso que conto nunca me atraiu muito, são raros os que leio, mas gostei da sua opinião sobre ele, foi bem sucinta, parabéns.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Um conto de Poe romantico é até curioso. Gostei do nome dele Morela é lindo. Onde você conseguiu esse conto, gostaria de ler.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Helana, a Ana Costa idealizadora do desafio #12mesesdepoe disponibilizou todos os contos no blog dela para download.
      http://www.annacstt.com/2016/01/desafio-de-leitura-12mesesdepoe.html

      Excluir
  4. Oie, tudo bem???

    Esse lado do Poe é menos divulgado ou menos conhecido. Todos focam sempre na parte mais assustadora dele, época em que ele já estava efetivamente mergulhado no lado sombrio.

    Gosto do estilo dele e continuem divulgando e pesquisando, ainda vão encontrar coisas muito boas do autor. Só não concordei que o final do conto é sombrio... achei "não festivo" rsrsrs

    Bjss

    Bel Góes

    ResponderExcluir
  5. Nunca li nada do Poe, acredita? Por eu gostar de histórias de suspense e mistério as pessoas me indicam livros dele, mas nunca tive a oportunidade de ler...

    Beijokas da Mylloka
    http://myllokasecret.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ooi! Não conhecia o conto, mas o ar sombrio usado por Poe me é agradável, então eu até daria uma chance para este conto ^-^
    Fico feliz que tenham gostado!
    Beeijos

    ResponderExcluir
  7. Bacana, meninas. Eu não encaro esse desafio pq sou medrosa rsrsrs, mas acho a iniciativa bem legal pra quem curte.
    Bj
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  8. Oiie. Não sou muito fã de contos, mas esse acabou me fascinando. Eu conheço algumas coisas sobre Poe, porém nenhuma de suas obras, então vou procurar saber mais. Já que gosto de coisas bem sombrias.
    Parabéns pela escolha. Ótimo nome Morela.

    Beijos
    http://casinhadaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Essa ilustração do post é sua? Achei maravilhosa! Quanto ao conto, me é inédito, mas gostei da premissa trazida, Poe sendo Poe, mas sendo romântico também! Adorei as opiniões!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Mila, essa imagem é a Jacket de uma das coletâneas de Poe que saiu aqui no Brasil, e realmente é linda

      Excluir
  10. Oie!
    Eu ainda não conhecia o conto, e vou procurar saber mais sobre ele. Gostei bastante da ilustração, e fico encantada com os posts em que faz a ilustração baseada na história. Eu adoro.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  11. Oi. É muito bom conhecer mais sobre os contos do Poe, estou fazendo um trabalho da faculdade no momento, onde tenho que fazer uma adaptação de um dos contos dele, e está sendo muito legal. Conhecia poucos contos dele, mas esses poucos me fizeram querer conhecer bem mais.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Oi meninas!

    adorei conhecer a opinião de vocês! não conhecia o conto, mas o achei bem interessante!

    ótima dica!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi meninas! Adorei as impressões de vocês! As mulheres tiveram uma influência tremenda no trabalho do Poe, esse conto é tão romântico (no sentido literário, não sentimental) que muitas pessoas não gostam. Vou linkar a resenha de vocês no blog, tá? Vejo vocês no próximo mês!
    <3

    Meu blog
    Desafio de leitura #12mesesdePoe

    ResponderExcluir