segunda-feira, junho 15

Criando o Hábito da Leitura: 6 Dicas

https://www.pinterest.com/pin/570198002799160433/

Ola pessoal, e ai como vai indo as leituras?

Hoje me meti a dar dicas para ajudar os não leitores a desenvolver o gosto pela leitura, ou dar um empurrão a aqueles que se dizem leitores mas não tem 'tempo' para ler , mas antes uma pequena reflexão:



Se você é como a maioria dos  brasileiros, provavelmente nem começou a ler ainda, o que é muito triste, nosso povo não tem o habito da leitura e a forma como pais e professores encaram a leitura ' ou é para estudar ou é para rezar' afasta as crianças da leitura transformando-as em adultos que vão pensar o mesmo.

Eu, ainda bem, tive um pai que trazia livro descartados para casa, e uma professora que me apresentou a biblioteca e não falou que era para escolher só esse ou aquele livro, afinal tudo que é obrigado, não é gostoso de fazer.

Livros não é só estudos didáticos, técnicos ou religiosos, livros também é diversão para todos os gêneros, sexos e idades, e não perda de tempo, e mesmo que fosse qual a diferença para um filme, seriado, novela, programas de auditório, na verdade existe sim uma diferença com um livro mesmo que sem o intuito sempre ensina a ler melhor, escrever melhor e entender melhor.

Hoje em dia a desculpa para ler menos é o tempo corrido ('ah sabe come é eu trabalho, estudo, cuido dos filhos, etc'), mas a verdade é que sempre tem um tempo, no engarrafamento, no ônibus, antes de dormir, até no banheiro, mas as pessoas preferem gastar esse tempo em joguinhos, redes sociais, ou como eu fazia dormindo.

Agora vou tentar dar umas dicas que comecei por em pratica ano passado, o que me fez voltar a ler.

1. Descubra o que você gosta de ler.
Não leia qualquer coisa, normalmente seu gosto por literatura vai ser muito parecido com seu gosto cinematográfico, eu por exemplo gosto de terror e fantasia, e passo longe de comédias ou dramas românticos.
Por que isso, quem não tem o habito de ler pode se sentir frustrado por estar lendo aquele livro que todo mundo está lendo e acha aquilo uma chatice, ai é abandono do livro e dos livros.

2. Leia em seu tempo vago, mas sem muita pressão
Achou um livro que gosta, leia ele sempre que puder, sem aquela pressão de ter que ler, se não vira obrigação, o que causa o abandono do livro, mas leia todo dia.
Eu costumo dividir as fases de um livro do mesmo modo que faço com filmes, e sempre vai ter aquele momento la no meião do livro em que a história parece não saber para onde vai, persista! Um pouquinho por dia você chega ao fim, o que costuma trazer muita satisfação, por isso ler é tão bom.

3. Tenha uma rotina.
Depois que você aprendeu a ler, é interessante desenvolver um horário, ou um número de paginas lidas por dia. Isso ajuda a criar hábitos o que te faz se sentir um pouco mal por não fazer, tipo escovar os dentes.
Eu gosto de ler antes de dormir, então sempre me deito 1h, 1h e meia antes e me dedico a ler o tanto que consigo até a hora de dormir, isso para mim funciona porque eu tenho uma hora para dormir, e não posso passar muito desse horário, escolha o jeito para funciona para você e siga, sem pratica o hábito não se desenvolve.

4. Crie metas.
Depois de ter uma rotina mais ou menos estabelecida, é legal estabelecer metas, no meu caso tenho que ler um livro a cada vinte dias, quantas paginas preciso ler por dia para conseguir terminar  o livro nesse tempo? É lógico que vai variar do livro e coisa e tal.

5. Se desafie
Antes ou depois de ser um leitor, se desafie, é uma ótima forma de se motivar, nós estamos sempre nos desafiando, mesmo inconscientemente. Se você não esta familiarizado com a leitura, terminar o livro X já pode ser o desafio, com o tempo os desafios podem ser: terminar o livro X em tanto tempo, ou mesmo se desafiar a ler coisas diferentes das quais esta acostumado (ops, isso não vai contra o item 1? Acho que para leitores experiente vale), não importa o desafio, faça o que te motive mais.
Tem várias listas de desafios de leitura pela net incluindo o nosso Desafio 54, e se você não começou comigo e minha irmã, não tem problema pode começa pelo livro que você quiser, o importante é começar.

6. Converse sobre livros
Por ultimo outra dica que você pode aplicar mesmo antes de ser um leitor assíduo, converse sobe livros do mesmo jeito que você conversa sobre filmes, novelas, etc. Diga o que você gostou e porque, e se não gostou também fale, essa interação faz você perceber o livro sob novas óticas, e as vezes, aquela parte que você viu de um jeito foi percebida de outro jeito por outras pessoas.
É muito comum algumas idéias simplesmente mudar quando escutamos novos pontos de vista, e, de
repente da até vontade de ler aquele livro que era chato de novo.

É isso espero que gostem, e vamos ler mais, e falar mais sobre livros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário